Após decisão do STF, enfermeiros do RN entram em “estado de greve” por piso

Após decisão do STF, enfermeiros do RN entram em “estado de greve” por piso

A suspensão do piso salarial da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) despertou grande insatisfação na categoria. No Rio Grande do Norte, os profissionais realizarão uma paralisação de suas atividades na próxima quarta-feira (21). 

Além disso, realizarão outras paralisações semanais e já entraram em “estado de greve”. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros do estado (Sindern), Matheus Oliveira.

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Votaram para suspender o piso o relator do caso, ministro Robero Barros, e os ministros Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin e a presidente Rosa Weber, divergiram.

Foto: Raissa Morais/MeioNorte

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *