Boletim da Câmara Municipal de Mossoró

Boletim da Câmara Municipal  de Mossoró

Projetos aprovados estimulam maternidade saudável

Vereadora Carmem Júlia é autora de propostas, que seguem à sanção

Na sessão desta quarta-feira (26), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou dois projetos de lei da vereadora Carmem Júlia (MDB). Ambos são de apoio à maternidade e, com a aprovação, foram encaminhados à sanção do Executivo.

O projeto de lei 141/2021 institui a Campanha Permanente de Conscientização para Doação de Leite Materno em Mossoró.

A ser realizada em unidades de saúde, a campanha visa incentivar a doação de leite humano e a expansão da coleta de leite.

“Compreenderá desde o pré-natal da gestante até o acompanhamento médico pós-parto”, informa Carmem Júlia, que destaca a importância do leite materno para a saúde de qualquer bebê.

Saúde mental materna

O outro projeto de lei aprovado (40/2023) institui em Mossoró o Mês Maio Furta-Cor, dedicado à conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

Através de seminários, material informativo e outras ações, a campanha objetiva, além da conscientização, incentivar o engajamento do Poder Público e da sociedade civil organizada.

“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade desses casos já estão presentes na gestação, porém não diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, alerta Carmem Júlia.

O nome da campanha se deve a maio (Dia das Mães) e à tonalidade da cor, que se altera de acordo com a luz que recebe, sem haver cor absoluta para aquele que lança o olhar.

Vereadora Carmem Júlia - 26 04 23..jpg

Vereadora Carmem Júlia tem mais dois projetos aprovados

Resolução fortalece caráter educativo da TV Câmara

Proposta da vereadora Marleide Cunha estimula programas socioeducativos e históricos

O Projeto de Resolução 13/2021, aprovado hoje (26) no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, dispõe sobre a exibição de filmes e documentários em curta-metragem de cunhos socioeducativos e históricos na grade de programação da TV Câmara Mossoró.

De autoria da vereadora Marleide Cunha (PT), a matéria legislativa fortalece o caráter socioeducativo da emissora do legislativo de Mossoró, ao autorizar parcerias e convênios com escolas municipais que possuam projetos audiovisuais idealizados por alunos e professores.

“Assim como produções que tenham sido realizadas por artistas mossoroenses e demais figuras públicas que, mediante aprovação pelo corpo técnico-comunicacional da TV Câmara Mossoró, desejem submeter produções audiovisuais ao espaço e demais grupos, instituições e universidades que desejem somarem-se”, diz o texto.

A vereadora Marleide Cunha observa que, sendo a TV Câmara Mossoró veículo de comunicação de relevância e abrangência municipal, é necessária a utilização da emissora para exibição de peças audiovisuais.

Esse material, segundo ela, poderá contar com a participação de especialistas nas áreas e dos próprios responsáveis pelas produções, a fim de apresentarem seus materiais.

“Mediante faixa temporal cedida na programação, também poderão realizar curtas explicações ao final das exibições, objetivando a promoção de processos de ensino para melhor aprofundar os temas discutidos nas suas produções”, diz Marleide Cunha. 

Vereadora Marleide Cunha - 26 04 23.jpg

Vereadora Marleide Cunha estimula papel social da TV Câmara

Fotos: Edilberto Barros/CMM

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *