Boletim informativo da Câmara Municipal de Mossoró
Ricardo de Dodoca destaca ações da gestão municipal
Segundo ele, o Governo atende pleitos antigos da população
O vereador Ricardo de Dodoca (PP) fez pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (9), e ressaltou o trabalho da gestão Allyson Bezerra. Segundo ele, o Governo Municipal tem atendido a reivindicações antigas da população mossoroense.
É o caso do asfaltamento de vias no bairro Pereiros, como a Rua Haroldo Gurgel. “Parabenizo o prefeito Allyson Bezerra por essas e outras realizações. Acompanhei o prefeito em mais uma agenda oficial, ontem à tarde, em asfaltamento de trechos de ruas no Centro”, disse.
Ricardo de Dodoca agradeceu a gestão municipal pelo atendimento de pleitos históricos, feitos pela população e reforçados na Câmara Municipal. Outro exemplo, segundo ele, é a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Heleno Gurgel, também no bairro Pereiros.
“Essa obra será feita, pondo fim a uma espera de mais de oito anos”, destacou o parlamentar, ao acrescentar a reforma da praça do conjunto José de Freitas Nobre, em andamento; a recuperação do poço da comunidade de Camurupim e corte de terra em várias localidades rurais.
“Corte de terra, feito com antecedência e avançado em várias comunidades, só esperando a chuva, como em Passagem do Rio, Picada. Por essas e outras razões, a gestão Allyson Bezerra pode contar com o nosso voto na Câmara em favor de mais ações para o povo”, assegurou Ricardo.
Zé Peixeiro reforça pleito novo Restaurante Popular
Vereador também cobra rodovia entre bairro Barrocas e BR-110
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (9), o vereador Zé Peixeiro (PP) reforçou pleito pela instalação de Restaurante Popular no bairro Santo Antônio. O equipamento é necessário, segundo ele, para ampliar atendimento à população carente.
O parlamentar observa que, em razão da pandemia de Covid-19, o aumento do desemprego aprofundou a pobreza também em Mossoró. O custo de vida subiu, sobretudo com alimentos. “Daí, a importância de Restaurante Popular, conhecido como Barriga Cheia, na comunidade”, justifica.
No mesmo discurso, na tribuna do plenário, Zé Peixeiro também renovou cobrança pela construção de rodovia, ligando a Rua João Cordeiro, no bairro Barrocas, ao trecho da BR-110, na altura da localidade rural Passagem de Pedras. A obra é antiga necessidade, segundo ele.
“Desafogará o trânsito de carros pesados na Avenida Leste-Oeste e facilitará o escoamento da produção de sal, entre outros benefícios”, observa. Sobre essas e outras obras, Zé Peixeiro afirma que permanecerá a desempenhar sua função. “Continuaremos cobrando”, assegura.
Lucas das Malhas lamenta informações falsas sobre estoque da UBS dos Pereiros
Vereador enaltece projeto de futsal feminino em Mossoró
Medicamentos, esporte e asfalto. Esses foram os temas abordados pelo vereador Lucas das Malhas (MDB) ao utilizar a tribuna na sessão ordinária da quarta-feira, 9, na Câmara Municipal de Mossoró. Em relação à questão dos medicamentos, o vereador visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pereiros para repor a verdade sobre as informações inverídicas lançadas nas redes sociais falando que o estoque estava vazio.
Ao tomar conhecimento da denúncia, e acompanhado do vereador Wiginis do Gás (Podemos), o edil Lucas das Malhas foi verificar a situação e encontrou um quadro totalmente diferente. “Visitei a UBS, fui muito bem recebido pela diretora Débora e encontramos uma unidade com estoque em dia, inclusive com medicamento fora da obrigação da unidade, porém a disposição da população”, narrou Lucas. Ele pede que a população ao tomar conhecimento de uma informação, faça a checagem para saber se é verdade ou mentira e assim realizar um julgamento justo da situação. As redes sociais, lembrou Lucas das Malhas, vieram para ajudar na informação correta, infelizmente algumas pessoas não fazem o uso correto.
Esporte e Asfalto
Lembrando da importância da prática esportiva para a saúde e a inclusão, o vereador Lucas das Malhas enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelos esportistas Neném e Leandro no incentivo à prática do futsal feminino. Além de proporcionar às meninas a oportunidade de serem atletas, o trabalho se torna um diferencial na vida de todas elas. “O esporte contribui para formar um bom caráter e assim se tornar uma pessoa melhor”, destaca Lucas lembrando que, de forma virtual, também participou de conversa o presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade).
Finalizando o seu pronunciamento, Lucas das Malhas repassou uma boa notícia aos moradores do Planalto 13 de Maio, região do grande São Manoel, zona leste de Mossoró. “Em contato com a população do meu bairro, tenho recebido reivindicações no sentido de que algumas ruas recebam pavimentação asfáltica, e digo a população que ela será atendida”, adiantou. A notícia é de que o processo de licitação já foi aberto e, em breve, o serviço será realizado em várias ruas do Planalto. Com isso, entende Lucas, haverá melhora na urbanização e melhor qualidade de vida na locomoção de todos.
Raério Araújo cobra reabertura de escolas estaduais no Abolição III
Vereador lembra que recuperação foi promessa da atual governadora
Defendendo a educação como um meio de combater a violência que reina em Mossoró, o vereador Raério Araújo (PSD) reforça a cobrança pela reabertura das Escolas Estaduais 30 de Setembro e Margarida de Souza que funcionavam no conjunto Abolição III. Ao levantar o tema no plenário do legislativo mossoroense, o vereador lembrou que a reativação dos dois espaços foi uma promessa de campanha da atual governadora, professora Fátima Bezerra (PT).
O vereador lembrou dos bons serviços que as duas escolas prestavam aos alunos do Abolição III, mas, infelizmente foram abandonadas pelo governo do estado. “Foi promessa de campanha da atual governadora que é professora mas nada fez. Fui procurado por moradores que estão enfrentando sérios problemas no setor. Além dos colégios quebrados, ninguém pode ficar na calçada com meliantes no local”, acrescentou Raério lembrando da insegurança. Ele reforça que essa insegurança só cresce por falta de material humano e, os poucos policiais que vão às ruas trabalhar, estão prejudicados por falta de material adequado para realizar o seu serviço em favor da população.
Hospital
Uma antiga reivindicação do vereador Raério Araújo finalmente se torna realidade. Durante quatro anos, por entender que esta seria uma ferramenta importante na assistência à saúde dos mossoroenses, o parlamentar cobrava a reabertura do Hospital da Polícia Militar. “Agora tomei conhecimento que, com ajuda da prefeitura, o hospital será reaberto inclusive passando a disponibilizar leitos de combate a Covid-19”, comemora Raério. Lembrou ele que em 2020 foi gasto muito dinheiro, porém não ficou nada para combater a Covid, e essa situação será corrigida agora com a reabertura do Hospital da Polícia Militar.
Violência
Retomando sua preocupação com a violência em Mossoró, o vereador Raério Araújo lamentou por mais uma vida ceifada. “Mais um jovem foi abatido a bala em Mossoró, e assim chegamos a 19 mortes”, disse ele relatando um tiroteio ocorrido na Favela do Fio, região Oeste da cidade. Enquanto isso, a polícia trabalha sem viatura adequada e, mesmo assim, quando prende, segundo Raério, a justiça solta o bandido. O tiroteio registrado pelo vereador aconteceu em plena luz do dia, por volta das 16:00 da terça-feira, dia 08. Para deixar o quadro mais apreensivo, a Polícia Civil segue com o movimento grevista em todo o Rio Grande do Norte.
Pablo Aires recorre à justiça para obter informações sobre Castramóvel
Prefeitura não concedeu informações solicitadas desde 2021
O vereador Pablo Aires (PSB) pediu mais transparência da atual gestão municipal, durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 09. De acordo com o parlamentar, dos 25 requerimentos, solicitando informações, que o mandato dele aprovou em plenário e enviou para a Prefeitura de Mossoró, apenas três foram respondidos.
Um dos requerimentos, afirma Pablo Aires, solicitava informações sobre os recursos destinados para o Castramóvel, veículo destinado a castrar animais de rua. “Tivemos que entrar na justiça para conseguir essa informação que é pública e é um direito de todos. A justiça determinou que a Prefeitura de Mossoró tenha até 30 dias para informar se o dinheiro foi utilizado e de que forma”, disse.
Saúde
Pablo Aires defende a castração de animais de rua como forma de diminuir a grande população destes animais. “São muitos cães e gatos vivendo na rua, sofrendo maus tratos, contraindo doenças, ocasionando acidentes. É um risco para a população, um sofrimento para os animais é uma questão de saúde pública”, explicou.
E para o parlamentar, falta vontade política do prefeito Allyson Bezerra para colocar o projeto do Castramóvel em prática. “Antigamente, o próprio Allyson afirmava que a antiga gestão não tinha vontade política. E eu digo agora que quem não tem vontade política é ele”, disse.
Vereador Genilson Alves explica necessidade de reforma da previdência no município de Mossoró
Vereador afirmou que Prefeitura está aberta ao diálogo
O vereador Genilson Alves (PROS) utilizou espaço na sessão ordinária desta quarta-feira, 09, para falar sobre a necessidade da aprovação da reforma da previdência do município de Mossoró. O vereador explicou que a reforma é uma determinação do Governo Federal, e que se não for realizada, o município pode ficar impedido de receber recursos federais.
O parlamentar afirmou que a Prefeitura de Mossoró tem interesse em buscar uma reforma que não prejudique os servidores públicos e que seja pautada na transparência e no diálogo. “Queremos garantir a estabilidade financeira para aqueles que vão se aposentar futuramente”, disse Genilson.
O vereador ressaltou ainda que não é possível não aprovar uma reforma. “Não adianta dizer que não vamos votar, pois é uma obrigação. Se não votarmos uma reforma da previdência, podemos perder recursos utilizados nos equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde, pavimentação de ruas e outros serviços essenciais”.
A Câmara Municipal de Mossoró já realizou uma audiência pública, na segunda-feira, 07 de fevereiro, para iniciar os debates acerca da reforma. A proposição da audiência partiu do vereador Francisco Carlos (PP). E ainda nesta quarta-feira, no período da tarde, o prefeito Allyson Bezerra convidou todos os vereadores e os representantes de servidores públicos para debater o texto da reforma, no Palácio da Resistência.
Ricardo de Dodoca destaca ações da gestão municipal
Segundo ele, o Governo atende pleitos antigos da população
O vereador Ricardo de Dodoca (PP) fez pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (9), e ressaltou o trabalho da gestão Allyson Bezerra. Segundo ele, o Governo Municipal tem atendido a reivindicações antigas da população mossoroense.
É o caso do asfaltamento de vias no bairro Pereiros, como a Rua Haroldo Gurgel. “Parabenizo o prefeito Allyson Bezerra por essas e outras realizações. Acompanhei o prefeito em mais uma agenda oficial, ontem à tarde, em asfaltamento de trechos de ruas no Centro”, disse.
Ricardo de Dodoca agradeceu a gestão municipal pelo atendimento de pleitos históricos, feitos pela população e reforçados na Câmara Municipal. Outro exemplo, segundo ele, é a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Heleno Gurgel, também no bairro Pereiros.
“Essa obra será feita, pondo fim a uma espera de mais de oito anos”, destacou o parlamentar, ao acrescentar a reforma da praça do conjunto José de Freitas Nobre, em andamento; a recuperação do poço da comunidade de Camurupim e corte de terra em várias localidades rurais.
“Corte de terra, feito com antecedência e avançado em várias comunidades, só esperando a chuva, como em Passagem do Rio, Picada. Por essas e outras razões, a gestão Allyson Bezerra pode contar com o nosso voto na Câmara em favor de mais ações para o povo”, assegurou Ricardo.
Zé Peixeiro reforça pleito novo Restaurante Popular
Vereador também cobra rodovia entre bairro Barrocas e BR-110
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (9), o vereador Zé Peixeiro (PP) reforçou pleito pela instalação de Restaurante Popular no bairro Santo Antônio. O equipamento é necessário, segundo ele, para ampliar atendimento à população carente.
O parlamentar observa que, em razão da pandemia de Covid-19, o aumento do desemprego aprofundou a pobreza também em Mossoró. O custo de vida subiu, sobretudo com alimentos. “Daí, a importância de Restaurante Popular, conhecido como Barriga Cheia, na comunidade”, justifica.
No mesmo discurso, na tribuna do plenário, Zé Peixeiro também renovou cobrança pela construção de rodovia, ligando a Rua João Cordeiro, no bairro Barrocas, ao trecho da BR-110, na altura da localidade rural Passagem de Pedras. A obra é antiga necessidade, segundo ele.
“Desafogará o trânsito de carros pesados na Avenida Leste-Oeste e facilitará o escoamento da produção de sal, entre outros benefícios”, observa. Sobre essas e outras obras, Zé Peixeiro afirma que permanecerá a desempenhar sua função. “Continuaremos cobrando”, assegura.
Lucas das Malhas lamenta informações falsas sobre estoque da UBS dos Pereiros
Vereador enaltece projeto de futsal feminino em Mossoró
Medicamentos, esporte e asfalto. Esses foram os temas abordados pelo vereador Lucas das Malhas (MDB) ao utilizar a tribuna na sessão ordinária da quarta-feira, 9, na Câmara Municipal de Mossoró. Em relação à questão dos medicamentos, o vereador visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pereiros para repor a verdade sobre as informações inverídicas lançadas nas redes sociais falando que o estoque estava vazio.
Ao tomar conhecimento da denúncia, e acompanhado do vereador Wiginis do Gás (Podemos), o edil Lucas das Malhas foi verificar a situação e encontrou um quadro totalmente diferente. “Visitei a UBS, fui muito bem recebido pela diretora Débora e encontramos uma unidade com estoque em dia, inclusive com medicamento fora da obrigação da unidade, porém a disposição da população”, narrou Lucas. Ele pede que a população ao tomar conhecimento de uma informação, faça a checagem para saber se é verdade ou mentira e assim realizar um julgamento justo da situação. As redes sociais, lembrou Lucas das Malhas, vieram para ajudar na informação correta, infelizmente algumas pessoas não fazem o uso correto.
Esporte e Asfalto
Lembrando da importância da prática esportiva para a saúde e a inclusão, o vereador Lucas das Malhas enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelos esportistas Neném e Leandro no incentivo à prática do futsal feminino. Além de proporcionar às meninas a oportunidade de serem atletas, o trabalho se torna um diferencial na vida de todas elas. “O esporte contribui para formar um bom caráter e assim se tornar uma pessoa melhor”, destaca Lucas lembrando que, de forma virtual, também participou de conversa o presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade).
Finalizando o seu pronunciamento, Lucas das Malhas repassou uma boa notícia aos moradores do Planalto 13 de Maio, região do grande São Manoel, zona leste de Mossoró. “Em contato com a população do meu bairro, tenho recebido reivindicações no sentido de que algumas ruas recebam pavimentação asfáltica, e digo a população que ela será atendida”, adiantou. A notícia é de que o processo de licitação já foi aberto e, em breve, o serviço será realizado em várias ruas do Planalto. Com isso, entende Lucas, haverá melhora na urbanização e melhor qualidade de vida na locomoção de todos.
Raério Araújo cobra reabertura de escolas estaduais no Abolição III
Vereador lembra que recuperação foi promessa da atual governadora
Defendendo a educação como um meio de combater a violência que reina em Mossoró, o vereador Raério Araújo (PSD) reforça a cobrança pela reabertura das Escolas Estaduais 30 de Setembro e Margarida de Souza que funcionavam no conjunto Abolição III. Ao levantar o tema no plenário do legislativo mossoroense, o vereador lembrou que a reativação dos dois espaços foi uma promessa de campanha da atual governadora, professora Fátima Bezerra (PT).
O vereador lembrou dos bons serviços que as duas escolas prestavam aos alunos do Abolição III, mas, infelizmente foram abandonadas pelo governo do estado. “Foi promessa de campanha da atual governadora que é professora mas nada fez. Fui procurado por moradores que estão enfrentando sérios problemas no setor. Além dos colégios quebrados, ninguém pode ficar na calçada com meliantes no local”, acrescentou Raério lembrando da insegurança. Ele reforça que essa insegurança só cresce por falta de material humano e, os poucos policiais que vão às ruas trabalhar, estão prejudicados por falta de material adequado para realizar o seu serviço em favor da população.
Hospital
Uma antiga reivindicação do vereador Raério Araújo finalmente se torna realidade. Durante quatro anos, por entender que esta seria uma ferramenta importante na assistência à saúde dos mossoroenses, o parlamentar cobrava a reabertura do Hospital da Polícia Militar. “Agora tomei conhecimento que, com ajuda da prefeitura, o hospital será reaberto inclusive passando a disponibilizar leitos de combate a Covid-19”, comemora Raério. Lembrou ele que em 2020 foi gasto muito dinheiro, porém não ficou nada para combater a Covid, e essa situação será corrigida agora com a reabertura do Hospital da Polícia Militar.
Violência
Retomando sua preocupação com a violência em Mossoró, o vereador Raério Araújo lamentou por mais uma vida ceifada. “Mais um jovem foi abatido a bala em Mossoró, e assim chegamos a 19 mortes”, disse ele relatando um tiroteio ocorrido na Favela do Fio, região Oeste da cidade. Enquanto isso, a polícia trabalha sem viatura adequada e, mesmo assim, quando prende, segundo Raério, a justiça solta o bandido. O tiroteio registrado pelo vereador aconteceu em plena luz do dia, por volta das 16:00 da terça-feira, dia 08. Para deixar o quadro mais apreensivo, a Polícia Civil segue com o movimento grevista em todo o Rio Grande do Norte.
Pablo Aires recorre à justiça para obter informações sobre Castramóvel
Prefeitura não concedeu informações solicitadas desde 2021
O vereador Pablo Aires (PSB) pediu mais transparência da atual gestão municipal, durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 09. De acordo com o parlamentar, dos 25 requerimentos, solicitando informações, que o mandato dele aprovou em plenário e enviou para a Prefeitura de Mossoró, apenas três foram respondidos.
Um dos requerimentos, afirma Pablo Aires, solicitava informações sobre os recursos destinados para o Castramóvel, veículo destinado a castrar animais de rua. “Tivemos que entrar na justiça para conseguir essa informação que é pública e é um direito de todos. A justiça determinou que a Prefeitura de Mossoró tenha até 30 dias para informar se o dinheiro foi utilizado e de que forma”, disse.
Saúde
Pablo Aires defende a castração de animais de rua como forma de diminuir a grande população destes animais. “São muitos cães e gatos vivendo na rua, sofrendo maus tratos, contraindo doenças, ocasionando acidentes. É um risco para a população, um sofrimento para os animais é uma questão de saúde pública”, explicou.
E para o parlamentar, falta vontade política do prefeito Allyson Bezerra para colocar o projeto do Castramóvel em prática. “Antigamente, o próprio Allyson afirmava que a antiga gestão não tinha vontade política. E eu digo agora que quem não tem vontade política é ele”, disse.
Vereador Genilson Alves explica necessidade de reforma da previdência no município de Mossoró
Vereador afirmou que Prefeitura está aberta ao diálogo
O vereador Genilson Alves (PROS) utilizou espaço na sessão ordinária desta quarta-feira, 09, para falar sobre a necessidade da aprovação da reforma da previdência do município de Mossoró. O vereador explicou que a reforma é uma determinação do Governo Federal, e que se não for realizada, o município pode ficar impedido de receber recursos federais.
O parlamentar afirmou que a Prefeitura de Mossoró tem interesse em buscar uma reforma que não prejudique os servidores públicos e que seja pautada na transparência e no diálogo. “Queremos garantir a estabilidade financeira para aqueles que vão se aposentar futuramente”, disse Genilson.
O vereador ressaltou ainda que não é possível não aprovar uma reforma. “Não adianta dizer que não vamos votar, pois é uma obrigação. Se não votarmos uma reforma da previdência, podemos perder recursos utilizados nos equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde, pavimentação de ruas e outros serviços essenciais”.
A Câmara Municipal de Mossoró já realizou uma audiência pública, na segunda-feira, 07 de fevereiro, para iniciar os debates acerca da reforma. A proposição da audiência partiu do vereador Francisco Carlos (PP). E ainda nesta quarta-feira, no período da tarde, o prefeito Allyson Bezerra convidou todos os vereadores e os representantes de servidores públicos para debater o texto da reforma, no Palácio da Resistência.
Assessoria de Comunicação Regy Carte (Diretor de Comunicação – (84) 98122-2212)
Amanda Balbi (Jornalista)
Sérgio Oliveira (Jornalista) Edilberto Barros (Fotógrafo)