Caern entregou 184 quilos de tampinhas para Associação que beneficia principalmente crianças e adolescentes
Tampinhas plásticas são trocadas por cadeira de rodas pela Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a dica é engajar-se em causas ambientais que beneficiem a área social. A Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA) mantém campanha permanente para recolher tampinhas plásticas trocadas por cadeiras de rodas. A Caern entregou um total de 184 quilos de tampinhas para a Associação. O material foi coletado no atendimento ao público da Companhia em Mossoró. É importante que cada vez mais pessoas apoiem o projeto, que contribui com a retirada de plástico do meio ambiente.
Para quem precisa, a cadeira de rodas é fundamental para as atividades do dia a dia. Ana Julia Andrade, de 16 anos, moradora da cidade de Apodi, foi beneficiada com uma cadeira de rodas adquirida pela Associação. A doação ocorreu em agosto de 2023. “Na época em que recebemos a cadeira, a dela estava ficando pequena. Esse projeto é de muita importância para mim e outras famílias que foram contempladas”, ressalta a autônoma Sueli Andrade, mãe de Ana Julia. Ela faz parte da APDA desde 2016, quando a entidade foi fundada.
Ana Júlia é portadora de miopatia congênita, e a cadeira antiga estava pequena para ela. Quando a cadeira fica pequena, passa a ser usada por outra criança que está precisando. “Toda a ajuda é muito importante. Graças a Deus, as pessoas estão se engajando nesta causa”, comemora Sueli.
A APDA foi fundada em 16 de novembro de 2016. Somente no início deste ano conseguiu ter a sede própria, que fica no bairro São Sebastião, em Apodi. Na sede, as tampinhas entregues são selecionadas, e o material plástico é recolhido para a destinação correta. As sócias da APDA fazem a separação das tampinhas por cor e dedicam-se com amor. É possível doar os mais diversos tipos de tampas, sejam de refrigerante, cosméticos ou material de limpeza para o projeto. As cadeiras de rodas doadas são para todas as idades, mas a maioria dos beneficiados são crianças, adolescentes e idosos.
A entidade luta pela efetivação dos direitos das pessoas com deficiência. A presidente da APDA, Raimunda Freire, conhecida como Mundinha, explica que a parceria com a Caern é muito importante. “Nós queremos parceria com quem puder ajudar, pois o projeto das tampinhas pode crescer ainda mais”, explica a presidente da Associação.
O gerente da Regional Oeste, José Celino Júnior, menciona que o trabalho foi iniciado com uma participação pequena, mas já se percebe um aumento de pessoas contribuindo com as tampinhas plásticas. O atendimento ao público da Caern no Bom Jardim possui um coletor para recolher as tampinhas, que são levadas para Apodi por colaboradores da Companhia de forma voluntária.
Coletor de tampinhas fica na sede da Caern no bairro Bom Jardim em Mossoró
**SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS