Covid: RN recomenda início da aplicação da 4ª dose da vacina em pessoas a partir de 50 anos e profissionais da saúde
Reforço deve ser administrado 4 meses após última dose do esquema vacinal. Nota informativa foi enviada após recomendação feita pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) recomendou nesta sexta-feira (3) o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid em pessoas a partir de 50 anos e em profissionais da saúde.
A pasta emitiu uma nota informativa aos municípios, considerando a recomendação feita na quinta (2) pelo Ministério da Saúde.
A nota recomenda que as cidades potiguares iniciem essa imunização de forma imediata após essa recomendação. O tempo necessário para receber é a partir de 4 meses após a última dose.
A Coordenação de Vigilância em Saúde e Programa Estadual de Imunização explicou que esse reforço é necessário pois existe uma tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo.
A Câmara Técnica das Vacinas pacutou a aplicação dos imunizantes da Jansen, Astrazeneca e Pfizer na chamada quarta dose (D4) ou a segunda dose de reforço.
A secretaria informou ainda na nota que os municípios possuem vacinas em seus estoques.
g1 RN