Estreia do documentário ‘De Dentro do Bando’ acontece no XX Fórum do Cangaço

Estreia do documentário ‘De Dentro do Bando’ acontece no XX Fórum do Cangaço

Primeira exibição da produção documental De Dentro do Bando acontece nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a partir das 19h, durante a programação do XX Fórum do Cangaço, será apresentada uma versão especial reduzida. O documentário, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, é primeiro trabalho produzido pelo Escambau – coletivo de ideias, e conta a história narrada pelo Coronel Antônio Gurgel, durante o seu sequestro pelo bando do cangaceiro Lampião, ocorrido em 1927.

A história descrita por Antônio Gurgel em seu diário detalha com fatos fidedignos, um momento impar da história nordestina, o Cangaço. Esse documento tornou-se público a partir de 1930, publicado no Jornal carioca A Notícia, permitindo que a sociedade tivesse acesso a informações valiosas sobre os 13 dias em que ele passou sequestrado pelo bando, oferecendo detalhes fundamentais sobre os acontecimentos e a vida dos cangaceiros.

“Fizemos uma ampla pesquisa bibliográfica, percorremos as cidades de Pau dos Ferros, Apodi, Felipe Guerra, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, e claro, o País de Mossoró, conversamos com os historiadores especialistas em estudos do cangaço: Geraldo Maia, Lemuel Rodrigues, Kidelmir Dantas, Cicinato Ferreira, Marcílio Lima, Aderbal Nogueira e Robério Santos, o que culminou numa narrativa voltada para destacar a importância desse documento histórico para o estudo do cangaço” destacou Ivanaldo Fernandes.

Ainda segundo o diretor do documentário, “Há mais de 20 anos Mossoró realiza o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, identificamos que o espetáculo é apenas uma pequena parte da história, no nosso documentário procuramos enfatizar diversos outros aspectos que aos poucos podem estar sendo esquecidos”, concluiu.

O XX Fórum do Cangaço, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), acontece de 13 a 15 de junho, no Auditório da FAFIC, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e no Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia.

**SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *