Ex-gestora cultural, Isaura Amélia é a mais nova imortal da ANL

Ex-gestora cultural, Isaura Amélia é a mais nova imortal da ANL

A escritora e ex-gestora cultural Isaura Amélia é a mais nova imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL). Ela foi eleita com 24, dos 39 votos dos atuais membros e vai ocupar a cadeira de número 32, que pertenceu a Geraldo Melo (1935-2022). A eleição aconteceu nessa terça-feira (2).

Feliz e agradecida aos membros da ANL, Isaura Amélia foi eleita na primeira vez que se candidatou ao posto. “Muito agradecida pela generosidade de todos da academia. Acho até que a academia merecia a admissão minha e de Josimey. É um momento que conclama a mulher para participar e fico muito feliz por essa iniciativa”, disse ela.

Isaura foi quatro vezes gestora da Fundação José Augusto, além de secretária adjunta de educação, tendo oportunidade de projetar bibliotecas, criar editais culturais, e publicar livros – seus e de muitos outros autores. Segundo ela, publicou mais de 120 livros em suas gestões.

A mossoroense, que já atuou como professora em áreas tão diferentes como planejamento agrícola e ciências sociais, tem especial predileção pelo estudo das artes plásticas. Ela integra a Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar, e acredita que sua presença na ANL pode abrir um espaço para esse segmento na casa.

A escritora e ex-gestora cultural foi eleita com 24, dos 39 votos, e vai ocupar a cadeira de número 32, que pertenceu a Geraldo Melo

A vaga conquistada por Isaura foi disputada com a ensaísta, poeta e escritora Josimey Costa Josimey Costa, que teve 15 votos, e a escritora Naide Gouveia, que não somou votos. A cadeira 32 voltará a ser ocupada desde a morte de Geraldo Melo, em 6 de março deste ano. Eleita, Isaura Amélia ainda será empossada como membro da casa.

ANL

Um grupo de intelectuais, tendo à frente Luís da Câmara Cascudo, fundou, em 1936, a Academia Norte-rio-grandense de Letras, com sede em Natal. Composta inicialmente de 25 sócios, a nova instituição cultural realizou sua primeira sessão a 14 de novembro numa das salas do Instituto de Música do RN. Naquela ocasião elegeu-se a diretoria, cabendo a presidência ao poeta e escritor Henrique Castriciano. Reforma estatutária, de 1948, aumentou o número de acadêmicos para trinta, e mais tarde, em 1957, para quarenta.

A que se propõe a ANRL?  Segundo o art. 1º dos seus estatutos, ela “tem por finalidade a cultura da língua, da literatura, ciências e artes, notadamente da história, sociologia, folclore, crítica, poesia, ficção e comunicações sociais de modo geral” A sede própria da ANRL, situada à Rua Mipibu, nº 443, Natal, conta com biblioteca, auditórios, etc. Dentre a sua programação cultural destaca-se a “Academia para Jovens”.

A “Revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras” circula desde 1951, com periodicidade regular a partir de janeiro de 2014.

Diretoria da ANL Biênio 2022-2024

Presidente – Diógenes da Cunha Lima – Cadeira 26

Vice-Presidente – Jurandyr Navarro – Cadeira 28

Secretária Geral – Leide Câmara – Cadeira 31

2º Secretário – Iaperi Soares de Araújo – Cadeira 23

Diretor Financeiro – Humberto Hermenegildo – Cadeira 2

Diretor da Biblioteca – Marcelo Alves – Cadeira 19

Diretor da Revista – Manoel Onofre Jr. – Cadeira 5

Conselho Fiscal

Titulares: 

Ivan Maciel de Andrade – Cadeira 17

Cláudio Emerenciano – Cadeira 1

Padre João Medeiros Filho – Cadeira 18

Suplente:

Valério Mesquita – Cadeira 21

Tribuna do Norte – Foto :Alex Régis

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *