Famílias de Ipanguaçu recebem 382kg de alimentos doados por Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern

Famílias de Ipanguaçu recebem 382kg de alimentos doados por Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern

Itens foram arrecadados entre os colaboradores da distribuidora que atuam na região de Assu e entregues à Pastoral da Criança em Ipanguaçu

As famílias mais impactadas pela cheia do Açude Pataxó, em Ipanguaçu, na região Central do Rio Grande do Norte, receberam alimentos doados pelo Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern. Na primeira entrega, ocorrida no final da semana passada, foram repassados 382 quilos de itens como feijão, arroz, fubá, bolachas, sal, macarrão e açúcar à Pastoral da Criança de Ipanguaçu. Os gêneros alimentícios foram arrecadados entre os colaboradores que atuam da Unidade Territorial de Distribuição (UTD) da Neoenergia Cosern, em Assu. Ao longo desta semana, um novo carregamento de alimentos será destinado ao município a partir da sede da empresa, em Natal.

“Esses alimentos foram arrecadados no âmbito da Operação Quilo que abre o ciclo de ações do Grupo de Voluntariado da Neoenergia em seis estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte, e que já estava em curso. A distribuição dos itens ocorre justamente no período de crise em Ipanguaçu, município impactado pela cheia do Açude Pataxó. Cumprimos nosso compromisso social, preocupados com as famílias desalojadas e desabrigadas pelas enchentes, além de garantirmos a distribuição de energia à população com segurança, sobretudo”, ressalta Pammella Santos, supervisora da UTD Assu.

O risco iminente de acidentes envolvendo a energia elétrica em virtude do transbordamento do Açude Pataxó levou a Neoenergia Cosern a suspender o fornecimento de energia elétrica de maneira preventiva, temporária e seguindo critérios de segurança para clientes no Bairro Ubarana. Hoje, 22 imóveis estão com o fornecimento suspenso por questões de segurança. A maioria deles sem moradores.

Equipes técnicas da distribuidora percorreram o trecho inundado e identificaram o risco de acidentes como choques elétricos e curtos-circuitos em razão do nível da água nos imóveis, superior a um metro de altura em dezenas deles. A interrupção no fornecimento de energia de maneira repentina é uma decisão que visa proteger a população de qualquer risco. Somente com a redução desse volume, os clientes podem ser religados.

Equipes técnicas da Neoenergia Cosern estão de prontidão em Ipanguaçu, em contato direto com representantes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para quaisquer necessidades.

Segurança

Nos locais com registros de enchentes e alagamentos, situações que podem prejudicar a rede elétrica e colocar em risco a segurança das pessoas, medidas de segurança devem ser seguidas. Uma delas é desligar o disjuntor geral do imóvel a qualquer sinal de invasão pela água.

O alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern pelo número 116. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.

Recomendações

– Fique atento caso alguma parede apresente umidade, especialmente se ela possuir circuitos elétricos e/ou tomadas. O seguro é manter distância e não conectar eletroeletrônicos no local, de forma a evitar o risco de choque;

– Durante uma tempestade, evite locais abertos como telhados, piscinas, praias e campos de futebol. Além disso, não procure abrigos sob árvores e postes. O recomendado é ficar dentro de casa até que a chuva passe;

– Não faça a manutenção ou instalação da antena de TV ou qualquer equipamento nos telhados enquanto estiver chovendo, pois realizar serviços em locais elevados e com objetos metálicos aumenta o risco de exposição aos raios. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

O que fazer em caso de acidente?

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Somente depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais toque nela diretamente. O recomendado é afastá-la utilizando materiais como plástico, tecidos grossos, borracha ou madeira. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e manter a calma até a chegada dos profissionais. A Neoenergia Cosern ressalta que a população nunca deve ser aproximar da rede elétrica.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

**SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *