Francisco Faustino assume cargo de prefeito interino em Porto do Mangue
Vice-prefeito assume o cargo após afastamento do prefeito Sael Melo por suspeita em fraude na prefeitura
O vice-prefeito de Porto do Mangue Francisco Faustino (Pros) assumiu o cargo de prefeito interino do município e deverá ficar no cargo por pelo menos 90 dias. A posse ocorreu em sessão extraordinária da Câmara Municipal, realizada no domingo (20) com a presença de vereadores e familiares.
“Agradeço a Deus primeiramente a oportunidade da vida, ao assumir a gestão da Prefeitura como prefeito interino por 90 dias. Ressalto que sou aliado político do prefeito [afastado] Sael Melo (MDB). Fui eleito como vice-prefeito na eleição de 2020 ao lado do prefeito, agora atendo e cumpro neste momento determinações dos termos da decisão judicial”, afirmou o prefeito interino.
O prefeito de Porto do Mangue Hipoliton Sael Holanda Melo e o gerente contábil do Município, Elizeu Dantas de Melo Neto, foram afastados de seus cargos por determinação judicial em consequência da Operação Terceiro Mandamento, realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte(MPRN), na última sexta-feira(18).
As investigações que culminaram com o afastamento do prefeito por envolvimento em suposto esquema fraudulento foram iniciadas em 2020. A suspeita é que uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção, de nome fantasia “Deus é Amor”, estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas cometimento de fraudes. Desde 2018, essa empresa de material de construção foi contratada por pelo menos 8 ocasiões pela Prefeitura, recebendo a quantia de R$ 2.342.005,67 a título de remuneração decorrente dos contratos públicos firmados.