Jornada Pedagógica mobiliza educadores e debate sobre a equidade na Educação
O evento marca a preparação para a abertura do ano letivo 2024
Na busca por uma educação mais igualitária e inclusiva, as Diretorias Regionais de Educação estão realizando a Jornada Pedagógica 2024, com o tema central “Equidade na Educação: Garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”. O evento, que antecede a abertura do ano letivo, reúne gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da área para discutir e planejar estratégias que promovam uma educação de qualidade para todos.
Em Mossoró, a abertura da jornada será nesta segunda às 19h no Teatro Lauro Monte, com a presença da secretária de Educação do Estado, Socorro Batista e terá como conferencista a professora Miriam Abramovay, coordenadora do Programa de Estudos e Políticas Sobre Juventudes, Educação e Gênero: Violências e Resistências, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSOBR).
Caicó foi a primeira Regional a dar início às atividades, ainda na semana passada e as demais regionais dará prosseguimento a partir de hoje.
Neste ano, a jornada pedagógica está pautada na importância de assegurar que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado, independentemente de suas origens, condições socioeconômicas, culturais, étnico-raciais, de gênero ou de qualquer outra natureza. “A equidade na educação é um princípio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Devemos garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade e que suas particularidades sejam respeitadas e valorizadas”, ressalta a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.
Ao longo dos próximos dias, os participantes da jornada irão participar de palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades, abordando temas como inclusão educacional, diversidade, estruturas curriculares, entre outros. “O objetivo é proporcionar aos profissionais da educação ferramentas e conhecimentos necessários para promover uma prática pedagógica mais inclusiva e eficaz”, destaca Cleonice Kozerski, secretária adjunta de Educação do RN.
Além disso, serão compartilhadas experiências e boas práticas desenvolvidas em diversas escolas das diferentes regiões, visando inspirar e incentivar a replicação de iniciativas bem-sucedidas. A troca de experiências entre os profissionais é vista como uma estratégia essencial para o fortalecimento do sistema educacional e o aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas.
“Estaremos refletindo na busca de ações de acesso, permanência e aprendizagem, enfrentando os altíssimos índices de evasão ao longo da educação básica, e, sobretudo, garantindo que cada escola seja território de direitos, valorizando os projetos político-pedagógicos (PPPs) pelo exercício da gestão democrática, com promoção à participação dos(as) estudantes, e de toda comunidade na vida de crianças, adolescentes e jovens.” Comenta Ana Morais, diretora da 12ª DIREC.
Com o compromisso de promover uma educação verdadeiramente democrática e igualitária, a SEEC reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde cada indivíduo tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial ao máximo.
Ao final da jornada, os participantes estarão munidos de novas ideias, estratégias e motivação para enfrentar os desafios e avançar na construção de uma educação mais equitativa e inclusiva para todos os estudantes.
12ª DIREC
Abrange os municípios de Areia Branca, Baraúna, Grossos, Governador Dix-sept Rosado, Tibau, Serra do Mel e Upanema, atendendo a 63 escolas em Mossoró, contando ainda com 02 centros de atendimento à Educação Especial e 02 centros de Apoio Integral à Criança.
Confira a programação completa pelo link:
https://drive.google.com/file/d/19_kLkJZ1RhwmVZbNoUEFIsPaTO2bV_ma/view?usp=sharing
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM
Núcleo Regional de Imprensa – Mossoró
*SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS