Justiça pede quebra de sigilo de aparelhos apreendidos na cidade de Francisco Dantas

Justiça pede quebra de sigilo de aparelhos apreendidos na cidade de Francisco Dantas

:Empresas como Google e Apple terão que repassar movimentações em redes sociais e armazenadas em “nuvens” incluindo informações que foram apagadas.

A Justiça Eleitoral pediu a quebra de sigilo dos aparelhos apreendidos em operação da Polícia Federal encaminhada no município de Francisco Dantas no último dia 17.

O pedido foi encaminhado pelo juiz da 40ª Zona Eleitoral, Edilson Chaves, no último dia 26 e envolve a solicitação de dados junto a empresas como Google e Apple de todas as movimentações contidas em aparelhos celulares e notebooks apreendidos.

A investigação avaliará movimentação de conversas em redes sociais incluindo aplicativos como Whatsapp, e-mails, registro de chamadas, anotações e arquivos salvo em “nuvem”.

O pedido solicita às empresas acessos inclusive a imagens possivelmente apagadas no período de 1º de abril de 2024 a 17 de setembro do mesmo ano. Foram apreendidos aparelhos celulares e notebooks de quatro pessoas ligadas ao grupo governista.

A medida integra um conjunto de ações que buscam comprovar a prática de crimes eleitorais, especialmente abuso de poder econômico e político, bem como a captação ilícita se sufrágios.

Há dez anos uma operação similar levou a cassação do então prefeito Gilson Dias que acarrarretou em mudanças drásticas no cenário político local.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *