Mais de 23 mil lâmpadas ineficientes foram trocadas pela Neoenergia no RN
Mais de 200 prédios públicos municipais, estaduais e federais espalhados por 20 municípios em todas as regiões do Rio Grande do Norte foram beneficiados, ao longo do primeiro semestre de 2022, com a substituição de 23.176 lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED.
A ação é viabilizada através do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As lâmpadas são substituídas sem nenhum custo financeiro à instituição pública.
Entre os 237 estabelecimentos beneficiados no primeiro semestre deste ano estão Escolas Públicas, Hospitais Regionais, Policlínica, Creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e unidades do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Somente nos prédios da UFRN em Caicó, Currais Novos e Natal, por exemplo, mais de 6,3 mil lâmpadas ineficientes foram trocadas por lâmpadas de LED no período detalhado. Elas são as mais eficientes do mercado, além de serem mais duráveis, podendo ter uma vida útil até quatro vezes maior do que as fluorescentes.
“A troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas mais econômicas reduz o valor da conta de energia, ajudando o poder público a economizar recursos que poderão ser investidos em outras necessidades da população, além de evitar investimentos na geração da energia e na preservação do meio ambiente”, afirma Ana Mascarenhas, gerente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia.
O Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia busca promover ações de conscientização e mudanças de hábitos no consumo de energia de todos os tipos de clientes visando contribuir para o desenvolvimento sustentável. Isso é possível a partir de mudanças de atitudes, potencializado através da geração de energia renovável, como também da reciclagem de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A iniciativa está alinhada ao compromisso da Neoenergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os 17 objetivos, a Neoenergia prioriza o cumprimento dos objetivos 7 (Energias Renováveis e Acessíveis) e 13 (Ação pelo Clima) e contribui diretamente com os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).