Neoenergia Cosern substitui mais de 60 mil lâmpadas ineficientes por led em prédios da UFRN

Neoenergia Cosern substitui mais de 60 mil lâmpadas ineficientes por led em prédios da UFRN

Em todo estado, 750 prédios foram beneficiados com projeto do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel 

A Neoenergia Cosern substituiu 60 mil lâmpadas ineficientes por LED, mais econômicas e sustentáveis, em cerca de 100 prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) localizados em Caicó, Currais Novos, Macaíba e Natal.  

Em 2021, cerca de 750 prédios públicos em 61 municípios também foram contemplados com a troca, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

“Nesse período em que estamos saindo de uma pandemia, o projeto Energia com Cidadania é extremamente apropriado para ajudar na redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca de lâmpadas e fomentar ações de sustentabilidade como a descarbonização”, ressalta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas. 

Nos prédios da UFRN, as substituições começaram há dois anos e tem como objetivo incentivar o consumo consciente de energia elétrica e reduzir os custos operacionais e com a conta de luz.   

“Este programa tem grande importância para a UFRN, contribuindo para a modernização da iluminação e, consequentemente, para o aumento no conforto visual nos ambientes, como também para redução do consumo e despesa com energia elétrica e dos gastos com manutenção, uma vez que as lâmpadas de LED apresentam vida útil maior”, comenta João Maria Paiva, coordenador de Gestão dos Sistemas Elétricos da Superintendência de Infraestrutura da UFRN.   

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas. A tecnologia causa menor impacto ambiental em comparação com outros tipos de luzes. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando são descartadas de maneira irregular em rios e aterros, por exemplo.  

Quantitativos 

UFRN – Caicó: 4.298 lâmpadas 

              Currais Novos: 948 lâmpadas 

              Macaíba: 2.876 lâmpadas 

              Natal: 52.886 lâmpadas 

Total: 60.608 lâmpadas de abril/2020 a junho/2022 

A substituição das lâmpadas ineficientes não é restrita aos prédios públicos. O consumidor de baixa renda residente nas áreas urbana e rural nas áreas de concessão da Neoenergia Cosern também pode recorrer ao benefício.  

Critérios para participar: 

Ser cliente residencial ou rural-residencial; 

Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); 

Apresentar a conta de energia do mês anterior paga; 

Não ter débitos com a Concessionária; 

Não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas); 

Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).  

Sobre a Neoenergia Cosern 

Reconhecida pela Aneel como a distribuidora com melhor desempenho de fornecimento de energia do Brasil em 2022 entre as empresas com mais de 400 mil clientes e como a distribuidora com Melhor Ouvidoria do Brasil entre as empresas com mais de um milhão de consumidores em 2018, 2019 e 2022, e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como a empresa com Melhor Modelo de Gestão do país em 2022, a Neoenergia Cosern está presente nos 167 municípios potiguares, detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,5 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes). 

Em caso de falta de energia, a Neoenergia Cosern orienta: 

Enviar um WhatsApp para o número (84) 3215-6001. 

Telefonar para o 116. 

DICAS DE SEGURANÇA NEOENERGIA COSERN 

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Neoenergia Cosern. 

Foto: Neoenergia Cosern/divulgação 

Paulo Araújo 

Ricardo Araújo 

Relacionamento com a imprensa 

comunicacaocosern@neoenergia,com 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *