O início de campanha eleitoral sem disputa

O início de campanha eleitoral sem disputa

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), começará segunda-feira (17) e seguirá até o dia 14 de março a campanha eleitoral à Reitoria. Na prática, servirá apenas para cumprimento do calendário eleitoral.

Dia 18 de março, a Uern terá eleição com chapa única, pela primeira vez na história. A reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas são candidatos à reeleição para o quadriênio 2025-2029.

Outro marco histórico: será a primeira campanha à Reitoria da Uern, sem composição da lista tríplice. A escolha do (a) reitor (a) entre os três mais votados foi extinta pela Lei Estadual nº 10.998/2021.

Apesar da reeleição assegurada, Cicília Maia Chico Dantas cumprirão a formalidade da campanha. Realizarão reuniões com docentes, alunos e servidores. Nesses encontros, divulgarão planos e metas.

Também circularão carta-programa e botons. A propaganda eleitoral na Web também rodará, desde que não sejam usadas redes sociais institucionais. Tudo regulamentado pela Resolução 14/2020 – Consuni.

Cicília Maia e Chico Dantas: dobradinha de sucesso (foto: cedida)

Expectativa de tranquilidade, sem incidentes

O presidente da Comissão Eleitoral é o professor Armando Lúcio, também veterano promotor de Justiça. Ele espera campanha tranquila.

“Temos a singularidade do fim da lista tríplice e de candidaturas únicas. Não haverá concorrência. Acreditamos que essa campanha eleitoral vai ser muito produtiva. Os candidatos já são conhecidos, disputam a reeleição e vão demonstrar o que fizeram e o que podem fazer. É uma campanha que nós esperamos que ocorra sem incidentes, onde será demonstrada à comunidade Uerniana as propostas dos candidatos. E nós estaremos aqui para garantir a lisura e presidir esse pleito”, assegura Armando Lúcio.

O voto será paritário entre os segmentos docente, discente e técnico-administrativo, calculado sobre o total de eleitores (as) aptos (as) a votar.

A votação será feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleições), das 8h às 22h do dia 18 de março. O resultado sairá no dia seguinte, 19.

Nota do editor – Chapa única, sem lista tríplice, tudo muito bom, tudo muito bem. Mas, contudo, entretanto, todavia…, a campanha impõe vedações legais aos candidatos. Cicília Maia e Chico Dantas, portanto, precisam ficar atentos às regras do jogo, sobretudo, ao conciliar as agendas da administração e da campanha. Há forças atentas a eventual e até involuntário deslize. Forças, por sinal, impiedosas. 

Regycarte.com

**SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *