Piso da enfermagem: Mossoró terá dia de mobilização da categoria nesta quarta (21)

Piso da enfermagem: Mossoró terá dia de mobilização da categoria nesta quarta (21)

Profissionais da Enfermagem voltam às ruas em pelo menos 12 estados brasileiros, nesta quarta-feira (21), em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o piso nacional da enfermagem aprovado neste ano pelo Congresso Nacional.

Em Mossoró, será realizado ato no Hospital Tarcísio Maia, às 9h, e na Praça do Pax, às 15h, com caminhada pelas ruas do centro até a Praça dos Hospitais.

A mobilização no município é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde).

A lei aprovada pelo Congresso fixou o piso em R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

A votação no STF encerrou na última sexta-feira (16), por sete a quatro pela suspensão do piso. Em votação virtual, os ministros da Corte atenderam ao pedido da liminar feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) para que o piso não fosse pago até que se definissem fontes de recursos financeiros. As entidades de saúde alegam que não têm condições de pagar o piso nacional da enfermagem.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *