Suspeita de fraude: escolas privadas podem estar burlando vacinação contra covid

Suspeita de fraude: escolas privadas podem estar burlando vacinação contra covid

Escolas particulares de Mossoró podem estar burlando a vacinação contra a covid na cidade. Denúncias recebidas pelo Oeste em Pauta dão conta de que os diretores de algumas escolas privadas estariam emitindo declarações como se todos os seus trabalhadores atuassem em creches e pré-escolas.

Uma fonte ouvida pela reportagem revela que a diretora de uma escola, além de fazer uso da manobra, ainda teria se ocupado de levar, em grupos, professores e funcionários de seu estabelecimento de ensino para serem vacinados. A vacinação dessas pessoas teria ocorrido na última quarta-feira, 2/6.

O Oeste em Pauta conversou com uma professora que tomou a primeira dose da vacina com uma dessas declarações emitidas pela escola sem que ela atuasse em creche ou pré-escola. A educadora garante que não sabia que os docentes do Ensino Fundamental, como ela, não poderiam ser vacinados agora.

Ela relata ainda que diretora entregou a declaração aos profissionais e disse que os levaria para serem vacinados. “Não sabíamos que não poderíamos receber a dose agora”, garantiu a professora, que atua com turmas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Uma docente que trabalha com uma turma do 2º Ano afirma, em mensagens a que o Oeste em Pauta teve acesso, que não teria lido o documento emitido pela escola. “Eu não li nossa declaração. Peguei os documentos e fui”, aponta.

A professora afirmou ainda que não considerou que estava havendo burla porque havia professores de outras escolas sendo vacinados no mesmo dia em que ela e os colegas de sua unidade de ensino também foram imunizados.

O Oeste em Pauta teve acesso a fotos e áudios de professores de turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental afirmando que teriam recebido a primeira dose da vacina contra a covid como se atuassem em turmas de creche e pré-escola.

A Lei Estadual 10.915/2021, que inclui os profissionais da educação, das redes pública e privada, entre os grupos prioritários da vacinação, destaca que a imunização dos trabalhadores que atuam em escolas privadas “está condicionada à comprovação do efetivo exercício presencial por meio de declaração emitida pela instituição de ensino”.

Em Mossoró, a ordem de vacinação, tanto dos profissionais das instituições púbicas quanto privadas, foi definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estabeleceu, nesse momento, a vacinação para quem atua em creches e pré-escola.

Procuramos entrar em contato com Etevaldo de Lima, responsável pela coordenação da vacina, e ele explicou que os que estão recebendo após apresentarem as declarações emitidas pelas instituições de ensino, além de documento oficial com foto. Eles vão até o local de vacinação com a declaração que consta o nome e especificando que eles atuam com alunos de creche e pré-escola.

Produzida Por: Oeste em Pauta

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *