Vergonha: Prefeito de Mossoró transforma debate sobre a inclusão em show de horrores

Mais uma vez o gestor lota as dependências da Câmara Municipal com ocupantes de cargos comissionados
Publicado: 09/04/2025 A+A-
Na tarde desta quarta-feira (09), a Câmara Municipal de Mossoró foi palco de uma audiência pública que deveria promover um debate sério e qualificado sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No entanto, o que se viu foi uma tentativa clara do prefeito Allyson Bezerra (UB) de esvaziar o espaço democrático e transformar o evento em um verdadeiro circo.
O gestor, mais uma vez, lotou as dependências com ocupantes de cargos comissionados para tumultuar a sessão. Domesticados pela gestão, os comissionados causaram verdadeira baderna e impediram a ampla participação da sociedade civil, educadores e ativistas da causa da educação inclusiva. A presença em bloco dos cargos comissionados teve como objetivo blindar o programa municipal Incluir — alvo de críticas por sua abordagem superficial e por promover a precarização do ensino de pessoas com deficiência e autismo nas escolas.
Enquanto o discurso oficial tenta vender o Incluir como uma política de avanço, a realidade nas escolas mostra o contrário: falta de profissionais qualificados, ausência de estrutura adequada e negligência com os princípios da educação inclusiva. O programa, ao invés de incluir, marginaliza ainda mais quem precisa de políticas públicas sérias e efetivas.
O uso da máquina pública para defender um projeto ineficaz, por meio de ações ensaiadas e ocupação política de um espaço que deveria ser plural, é um desrespeito à população e à luta histórica das pessoas com deficiência e autismo por inclusão de verdade. (Informações e imagem: Mossoró Realista)