Viaturas com auditores fiscais são bloqueadas durante escolta e motorista de caminhão foge com carga apreendida na Grande Natal
Caso aconteceu na madrugada de terça-feira (5). Polícia Civil foi acionada, localizou caminhão e prendeu dono do veículo por roubo qualificado, mas carga ainda não foi recuperada.
Quatro carros bloquearam a passagem de duas viaturas com auditores da Secretaria de Tributação (SET) do Rio Grande do Norte, durante uma escolta, e permitiram que o motorista de um caminhão que tinha acabado de ter a carga de confecções apreendida por falta de nota fiscal fugisse levando o material.
O caso aconteceu na madrugada da terça-feira (5), na Grande Natal, e foi confirmado pela própria SET e pela Polícia Civil.
Após ser acionada, a Polícia Civil localizou o caminhão e prendeu o dono do veículo durante a manhã da terça (5), mas a carga avaliada preliminarmente em R$ 500 mil ainda não foi recuperada. A polícia não informou o local em que o caminhão foi encontrado.
Como o material já era considerado apreendido e em posse de agentes do estado, a polícia trata o caso como roubo. Os agentes investigam a participação de outras pessoas.
Em nota, a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) informou que, durante inspeção de rotina, os auditores fiscais interceptaram um caminhão carregado com artigos de confecção sem documentação fiscal na BR-101, em Parnamirim, na Grande Natal.
Durante a abordagem ao veículo, um dos auditores foi agredido pelo motorista e a equipe de fiscalização foi reforçada para fazer a escolta da carga para pesagem, apreensão e notificação na 1ª Unidade Regional de Tributação (URT), no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.
No entanto, durante o trajeto, os carros das equipes de fiscalização foram bloqueados por outros quatro veículos, que impediram a passagem deles. Nesse momento, o motorista do caminhão fugiu levando o veículo com o material irregular.
O Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil foi acionado para iniciar uma investigação, localizou o caminhão e prendeu o proprietário do veículo horas depois. Segundo a polícia, ele vai responder pelo crime de roubo qualificado.
Segundo a SET, a interceptação dos outros veículos aconteceu já perto da unidade da pasta em Cidade da Esperança. Em nota, a secretaria repudiou “qualquer forma de violência” contra os servidores públicos em pleno cumprimento do exercício da profissão.
A Polícia Civil informou que a investigação deverá apurar a participação de outras pessoas, como os ocupantes dos veículos que bloquearam as viaturas da SET, no crime.
Por Igor Jácome, g1 RN