Boletim Informativo Câmara de Mossoró
Comunitário cobra limpeza urbana no bairro Alto de São Manoel
Na Tribuna Popular, Clauro Maurício também voltou a cobrar isenção de IPTU para pessoas idosas
O líder comunitário Clauro Maurício voltou a utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (9), para cobrar serviços de limpeza urbana no bairro Alto de São Manoel.
Segundo Clauro, há oito meses não é feito serviço de limpeza nas proximidades do poço da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
“Peço aos vereadores que falem sobre isso com o secretário. Pelo amor de Deus, é um lugar com muito lixo, é uma vergonha para Mossoró”, conclamou.
Líder comunitário do bairro desde 2009, Clauro também reivindicou serviço de tapa buraco e conclusão de obras de ruas na localidade. “Como presidente da Associação de Moradores não quero um centavo, mas apenas melhorias para o povo”, observou.
IPTU
Ainda em seu pronunciamento, Clauro Maurício também voltou a mencionar a isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), prevista na lei federal nº 10.741/2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.
Segundo ele, a legislação federal já foi entregue nas mãos do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), mas que, até agora, não foi colocada em prática a nível municipal.
“Ajudem o senhor de idade. O salário mínimo paga água, luz, e o idoso vai viver de quê?”, questionou o comunitário, ao pedir esforços para cumprimento da lei em Mossoró.
Ozaniel Mesquita destaca ações de combate ao câncer
Parlamentar congratulou Liga do Câncer e Hospital Wilson Rosado
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (9), o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) destacou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado ontem (8), com objetivo de conscientizar sobre os cuidados com a doença.
Ao iniciar fala na tribuna, Ozaniel congratulou a Liga do Câncer e o Hospital Wilson Rosado, instituições que prestam atendimento especializado aos pacientes oncológicos em Mossoró.
“São instituições que prestam serviço com qualidade em ambas as áreas. Sabemos que a luta para que os pacientes continuem, ou até iniciem, o tratamento é muito árduo”, ressaltou o parlamentar.
Ozaniel relembrou que pacientes diagnosticados com câncer têm até no máximo 60 dias para início do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com legislação federal.
Porém, segundo o vereador, os municípios enfrentam, recorrentemente, a escassez de repasses via Ministério da Saúde. “Sabemos das dificuldades. Esses pacientes necessitam desse atendimento, porém os recursos são escassos”, complementa Ozaniel.
Dificuldades
Ainda de acordo com Ozaniel, as dificuldades no enfrentamento da doença se estendem também a falta de serviço de exames especializados. É o caso, por exemplo, dos exames de cintilografias ósseas. “Tem um sistema que está sendo montado em Mossoró, mas que ainda não está funcionando”, complementa.
O parlamentar concluiu seu pronunciamento, conclamando união política em torno dos pacientes com câncer. “Sabemos que uma pessoa com câncer não pode esperar”, concluiu.
Wignis do Gás cobra ao Dnit tapa buraco na Avenida Felipe Camarão
Parlamentar disse que já enviou diversos ofícios ao órgão federal
O vereador Wiginis do Gás (União Brasil) cobrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) realize serviço de tapa buraco na Avenida Felipe Camarão, bairro Aeroporto, em Mossoró. Na tribuna da Câmara Municipal, hoje (9), o parlamentar disse que já enviou diversos ofícios ao órgão federal.
O serviço que está necessitando de reparos, segundo Wignis, compreende o trecho entre o viaduto da BR-304 e a Igreja São João.
“Justamente o trecho federal, de responsabilidade do órgão. O serviço chegou a ser iniciado, mas foi parado sem justificativa”, observou o parlamentar.
Wiginis do Gás afirmou que, com vários buracos de grande extensão, a população está enfrentando diversos transtornos, que trazem até o perigo de acidentes fatais.
“São veículos tendo seus pneus rasgados. Já encaminhei cobrança ao órgão, que afirmou que em dois dias terminaria, mas infelizmente saíram e deixaram os buracos lá”, ressaltou.
Francisco Carlos convoca população para audiência pública sobre CAERN
Audiência pública para discutir crise no abastecimento de água em Mossoró
O vereador professor Francisco Carlos (Avante), em pronunciamento hoje, 09, na Câmara Municipal de Mossoró, convidou os vereadores e a população para participar de uma audiência pública que vai ser realizada na quinta-feira, 11, sobre o abastecimento de água realizado pela Caern em Mossoró.
O parlamentar destacou que a falta de água é uma reclamação constante do mossoroense, que fica impedido de realizar serviços básicos do dia a dia. “Somos a voz da população e precisamos debater este assunto que infelizmente é recorrente, a falta de água em Mossoró. Publicamos trecho de uma entrevista sobre a situação em nosso perfil nas redes sociais e a quantidade de comentários de mossoroenses reclamando sobre a falta de água foi enorme. Não podemos nos calar diante de uma situação que afeta tanto nossa cidade”, declarou.
A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, pelo canal 23.2 TCM.
Marleide Cunha denuncia crateras em ruas do Parque Universitário
Vereadora também reivindicou melhora na assistência a autistas e pessoas com deficiência
A vereadora Marleide Cunha (PT) fez um apelo em nome dos moradores do bairro Parque Universitário, durante a sessão ordinária de hoje, 09. De acordo com a parlamentar, moradores estão enfrentando dificuldade de locomoção nas ruas do bairro por falta de estrutura das vias.
Marleide explicou que há ruas intransitáveis. “Grandes crateras que impedem os veículos de passar. Alguns moradores precisam deixar os carros no posto de gasolina e ir para casa a pé ou de moto que também tem dificuldade de passar. Podem pensar que é por causa das chuvas. As chuvas agravaram o problema, mas vem de antes. Já estava assim, a chuva só agravou mais”, relatou.
A vereadora solicitou providências da Prefeitura de Mossoró para que as vias do bairro sejam recuperadas. “Sei que esta situação também está ocorrendo em outros bairros, então fica o apelo. Pois o morador não conseguir chegar nem na própria casa é um absurdo”.
Autismo
Marleide Cunha também falou sobre uma caminhada para a conscientização sobre o autismo, realizada no final de semana, em Mossoró. E cobrou mais ações por parte da Prefeitura, para garantir os direitos das famílias e pessoas autistas.
A vereadora pontuou a necessidade de auxiliares nas escolas municipais para acompanhar os estudantes autistas, maior disponibilidade de pediatras, neuropediatras, psicólogos e outros profissionais que acompanham e dão o diagnóstico das pessoas autistas e também agilidade na garantia, por parte da Prefeitura, do direito do servidor municipal, que tem direito a redução da carga horária de trabalho para poder acompanhar dependentes com autismo ou deficiências.
Omar Nogueira diz haver falta de apoio ao esporte
Segundo o vereador, Secretaria não fomentar setor
O vereador Omar Nogueira (PV) pediu mais atenção ao esporte em Mossoró, em pronunciamento na Câmara Municipal, hoje (9). Ele disse haver falta de apoio aos desportistas locais, e citou como exemplo atleta de futebol Jônatas, que fará teste no Internacional (RS), e precisa de ajuda de custo para a viagem. O jovem estava hoje nas galerias do plenário, em busca de apoio, e Omar Nogueira pediu apoio ao atleta.
Segundo o parlamentar, a Secretaria Municipal de Esportes não cumpre a função de fomentar o esporte. “Só serve para empregar, não tem competência de nada, o estádio Nogueirão foi municipalizado e chegou ao ponto que está. E não foi culpa das chuvas, foi falta de manutenção”, criticou.
O vereador acrescentou que o prefeito Allyson Bezerra sabia do que o estádio precisava, mesmo assim, os times profissionais de Mossoró têm que mandar jogos em outras cidades. “O prefeito virou as costas para o esporte de Mossoró”, cravou.
Comunidade
No mesmo pronunciamento, Omar Nogueira relatou recente visita ao bairro Planalto 13 de Maio, onde disse ter visto dificuldades dos moradores, e pediu mais atenção da gestão municipal.
“Na Rua Vera Lúcia Lopes de Medeiros, perto de uma oficina mecânica, chegou uma empresa prestadora da Prefeitura, cavou buraco e foi embora. Tem morador sem conseguir tirar carro da garagem. Nem viatura do Samu entra lá. Pintam Mossoró como a cidade do paraíso, e o povo da cidade sofrendo. Vou continuar fiscalizando. Nosso mandato não é amarrado pelo prefeito”, concluiu.
O vereador Marckuty da Maisa (União Brasil) parabenizou taxistas de Mossoró pela conquista da possibilidade de aquisição de camioneta cabine dupla, para prestação de serviço de táxi em Mossoró. A medida está regulamentada no Decreto 7.054, publicado sexta-feira (5) pela Prefeitura de Mossoró.
Marckuty celebra conquista da classe taxista
Taxistas poderão comprar camioneta cabine dupla para prestar serviço
Procurado por taxistas, Marckuty intermediou o diálogo com o Poder Executivo. Articulou reuniões com o setor de Mobilidade Urbana, participou desses encontros, apresentou indicações à Câmara Municipal, entre outras tarefas, que culminaram com a publicação do decreto no Diário Oficial de Mossoró (DOM).
“É um benefício importante, que já existe em outros estados. Uma vitória dos taxistas de Mossoró, com a participação do nosso mandato, em parceria com o Sinditáxi. Parabenizo e agradeço a diretoria do Sinditáxi de Mossoró, que procurou o nosso mandato, demandando benefícios aos taxistas de Mossoró”, disse.
O parlamentar considera a possibilidade de aquisição de camioneta cabine dupla fundamental para a evolução do serviço de táxi em Mossoró. “Só temos a agradecer ao Poder Executivo por ter atendido ao pleito do nosso mandato e da classe taxista de Mossoró. Ficamos felizes por essa vitória da classe taxista mossoroense”, reforçou.
Outra pauta, segundo Marckuty, é a existência de aplicativo próprio para os táxis. Essa demanda também está sendo conduzida na Prefeitura de Mossoró, com apoio do seu mandato. “A Secretaria já detém um aplicativo, que está sendo atualizado. Próxima semana, teremos uma reunião para tratar desse e de outros benefícios”, informou.
Fotos – sessão ordinária 09 de abril de 2024
**SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS