Boletim Informativo Câmara Municipal de Mossoró

Boletim Informativo Câmara Municipal de Mossoró

Representante defende cursos na área de energias renováveis

Na Tribuna Popular, Marcos Aurélio Pereira ressaltou importância de qualificação da mão de obra para o setor

A importância de investimentos na área de cursos de energias renováveis foi destaque no projeto Tribuna Popular, na Câmara Municipal de Mossoró. Em pronunciamento, hoje (12), no Legislativo, o representante da empresa CWSE Brasil Company, Marcos Aurélio Pereira, ressaltou a importância da qualificação da mão de obra para o setor. 

Segundo ele, há, no Brasil, um crescimento da demanda em relação ao consumo dos tipos de energias renováveis. Com isso, de acordo com ele, é necessário que a mão de obra local seja qualificada, para que as empresas consigam manter os postos de trabalho.

“Investimos em todos os tipos de energia, seja ela hídrica, solar, eólica, biomassa, geotérmica e oceânica, todas em processo de expansão. Muitas vezes quando a empresa se instala na cidade, não tem como contratar mão de obra sem a qualificação”, afirmou.

Marcos Pereira citou relatório divulgado pela Agência Internacional de Energias Renováveis, que, em 2021 e 2022, estima que o Brasil está bem posicionado no mundo com relação à temática, gerando cerca de 1,2 milhão de empregos na área. 

Ainda de acordo com ele, os benefícios obtidos pelo município através das energias renováveis são inúmeros. “Isso impacta na redução de custos, criação de empregos, redução de emissão de gases, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável”, exemplificou. 

Paulo Igo alerta para falta de dados sobre saúde mental

Vereador lembrou da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio

O vereador Paulo Igo (Solidariedade) destacou a necessidade de ampliação nas ações da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Em pronunciamento, hoje (12), na Câmara Municipal de Mossoró, o parlamentar alertou sobre a falta de levantamentos estatísticos públicos sobre a temática da saúde mental. 

Segundo Paulo Igo, o município deveria se preocupar em oferecer mais ações na área de saúde mental. O parlamentar frisou que, apesar de aprovados no Legislativo, diversos requerimentos de informação não são respondidos pela Secretaria de Saúde. 

“Fiquei preocupado com o tema quando um Guarda falou, nesta mesma Tribuna, que o índice de suicídio é grande. Porém, a Prefeitura não tem esses levantamentos”, ressaltou Paulo Igo. 

Ao afirmar que saúde mental é um tema que deve ser tratado com seriedade, o vereador Paulo Igo relembrou do tempo que enfrentou a depressão. “Quantas vezes eu não tentei acabar com aquele sofrimento”, disse.

Por fim, o parlamentar mencionou que o Legislativo também deveria se preocupar com a temática. Paulo Igo defendeu a criação de uma Central de Acolhimento para atendimento de pessoas que estejam precisando de apoio. “É importante para que isso seja mais uma ferramenta de atendimento, isso [as aflições] têm que ser falado”, finalizou.  

Lucas das Malhas cobra celeridade em reforma do HRTM

No mesmo pronunciamento, vereador citou atraso em obra na rotatória da BR-304

Em pronunciamento, hoje (12), na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Lucas das Malhas (MDB) cobrou celeridade na reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Segundo o parlamentar, ao visitar a unidade hospitalar, foi constatado equipe reduzida trabalhando no local. 

De acordo com Lucas das Malhas, a reforma da unidade hospitalar demorou muito para começar, apesar dos recursos estarem disponíveis há cerca de três anos, destinados via emenda do senador Styvenson Valentim (Podemos).

“O senador destinou cerca de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital. O Governo, não sei por qual motivo, demorou todo esse tempo para iniciar as obras desta importante unidade de saúde, que atende diversos mossoroenses”, disse Lucas. 

Condições de Trabalho

Lucas das Malhas exaltou o trabalho desenvolvido pela administração do hospital, equipe médica e servidores da unidade. Porém, segundo ele, os problemas sempre foram as condições estruturantes do hospital, que acarreta em condições de trabalho precárias aos servidores. 

“Era desumano, as condições de trabalho sempre foram precárias. Sempre batemos na mesma tecla, pedindo ao Governo para realizar a reforma e a ampliação do hospital. É uma negligência muito grande do Governo, porque muitas pessoas precisavam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não conseguiam o tratamento de saúde adequado”, afirmou Lucas. 

Nesse sentido, o vereador reafirmou necessidade da celeridade na reforma da unidade de saúde, destacando que o HRTM cumpre papel fundamental na promoção da saúde pública de Mossoró. 

Rotatória

Ainda em seu pronunciamento, Lucas das Malhas também mencionou a lentidão nas obras da rotatória do Thermas, na BR-304. O parlamentar frisou que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) já deu diversos prazos para a conclusão da obra, porém isso nunca é cumprido. 

“As obras seguem se arrastando, isso vem causando diversos transtornos na mobilidade urbana da cidade, peço providências ao Dnit, para que dê celeridade nas obras daquela rotatória”, cobrou Lucas das Malhas. 

Omar Nogueira propõe unidade móvel do Cras

Vereador justifica que o ‘Cras Móvel’ atenderia, sobretudo, zona rural

O vereador Omar Nogueira (Patriota) vai propor a criação em Mossoró de unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Ele fez o anúncio na sessão de hoje (12) da Câmara Municipal de Mossoró.

Ao pedir apoio dos demais vereadores à proposta, Nogueira explicou que o “Cras Móvel” visa atender, sobretudo, moradores da zona rural. “São pessoas que não têm condição de vir à cidade, fazer o Cadastro Único e outros serviços”, justificou.

Segundo ele, Mossoró precisa reforçar a assistência social aos mais carentes. Esse suporte ajudaria, inclusive, na saúde mental das pessoas – outro problema grave em Mossoró, na visão do vereador.

“Sempre encontra mães de família me pedindo apoio a respeito de saúde mental, falando da depressão de jovens, pensando em tirar a própria vida. Há falta de apoio do Poder Público. Que a gestão municipal tome providências”, alertou.

Outros temas

No mesmo pronunciamento, Omar Nogueira voltou a cobrar concursos públicos na Prefeitura de Mossoró, recentemente prometidos. “Cadê os editais? Muitas pessoas estão se preparando, com o sonho de passar em concurso público. Mas até agora, nada”.

O parlamentar renovou outras cobranças à gestão municipal. “Também não vou me cansar de cobrar o pagamento do piso da enfermagem e o piso reajustado do professor na rede municipal em Mossoró”, concluiu.

Francisco Carlos defende explicações da Caern na Câmara

Legislativo aprovou convite ao diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (12), o vereador Professor Francisco Carlos (Avante) informou recente aprovação, na Casa, de requerimento de autoria dele que convida o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, a prestar esclarecimentos, na Câmara, sobre serviços da companhia em Mossoró.

Segundo Francisco Carlos, a Presidência do Legislativo envia hoje ofício ao dirigente da Caern. “É um convite para ele vir à Câmara conversar sobre abastecimento de água, avaria de ruas em Mossoró. Também é uma oportunidade de discutirmos o contrato de concessão de Mossoró à Caern, que vencerá daqui a dois anos”, acrescenta.

Com o envio do ofício pela Presidência, a expectativa é que Roberto Linhares atenda o convite e proponha a data da reunião pública.

Outro tema abordado por Francisco Carlos, na sessão desta terça-feira, foi o debate para formulação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência. “Nosso gabinete identificou 42 leis aprovadas para a pessoa com deficiência. Faremos uma reunião na Câmara, a ser agendada, com entidades, instituições, conselhos, para discutir essas normas e criar política ampla. O Convite é aberto a todos os interessados”, diz.

O vereador também comunicou correspondência enviada ao seu gabinete do senador Rogério Marinho (PL), a respeito da conclusão do repasse de emenda de R$ 9,5 milhões, destinados à pavimentação de ruas. “Registro a ação política e administrativa do prefeito Allyson Bezerra para conseguir recursos para Mossoró”, frisou.

Outros temas

Francisco Carlos também anunciou a segunda etapa do concurso fotográfico “Craibeira Mais Bonita de Mossoró”, direcionada para profissionais de fotografia. A primeira etapa está em andamento, para fotógrafos amadores. Ele anunciou uma exposição de fotos no final de outubro. Mais informações no perfil do vereador no Instagram.

O vereador mencionou ainda a participação de audiência com o secretário Walmary Costa (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito), ontem, quando foi garantida a continuidade da faixa exclusiva para pedestres e ciclistas na Avenida João da Escóssia, entre as 5h e às 6h. “Além da continuidade do projeto, foi-nos garantido ajustes e revelado interesse até de ampliar para outras áreas de Mossoró”, disse.

Por fim, no pronunciamento, Francisco Carlos abordou o piso nacional da enfermagem, ao informar que repassará aos vereadores e às vereadoras cartilha do Governo Federal para compreensão como será feita a remuneração básica, cujo projeto de lei referente a Mossoró foi encaminhado à Câmara, de acordo com as orientações nacionais. “É uma conquista da enfermagem brasileira, não como sonharam os profissionais, mas conquista substancial”, concluiu.

Ozaniel Mesquita faz apelo para que Caern

 solucione falta de água em Mossoró

Vereador também comentou sobre projeto que reajusta remuneração da enfermagem

            Na sessão ordinária de hoje, 12, o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) fez um apelo para que o Governo do Estado e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) solucionem a falta de água em Mossoró.

            O vereador destacou que a falta de água na cidade é um problema antigo, mas que vem se agravando. “A situação só piora. Nem com motor estão conseguindo puxar a água da encanação. Fica aqui o apelo para que a Caern veja essa situação”.

            Ozaniel Mesquita relembrou ainda que a Câmara Municipal de Mossoró já realizou uma audiência pública para debater o tema, mas não houve solução. “Todos os canais de comunicação relatam falta de água em diversos bairros de Mossoró. A Câmara já fez uma audiência pública que durou quase cinco horas de debate e nada foi feito”, relatou.

Enfermagem          

            O vereador Ozaniel Mesquita também falou sobre o piso da enfermagem e sobre um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo para a Câmara Municipal de Mossoró. O parlamentar reforçou que o projeto está correto quando não denomina piso nacional da enfermagem. “No dia 04 de agosto de 2022 a lei foi sancionada, mas em pleno domingo, o ministro Barroso suspendeu o projeto alegando que os municípios e estados não teriam recursos para pagar. Chegou aqui nesta casa um repasse de complementação de remuneração para a enfermagem e o projeto em si está correto”.

Ozaniel explicou ainda que cada gestor tem autonomia para fazer o projeto de acordo com a possibilidade do município e pediu apoio dos vereadores para a aprovação. “Esperamos que essa casa aprove esse projeto da prefeitura e que seja aprovado o mais rápido possível para que no final do mês todos venham a receber”, finalizou.

Raério anuncia indicação para construção

 de cemitério para animais

Vereador destacou que Mossoró não possui espaço adequado para sepultamento de animais de estimação

Na sessão ordinária desta terça-feira, 12, o vereador Raério Araújo (PSD) anunciou que fez uma indicação para que a Prefeitura de Mossoró destine um local para o sepultamento de animais de estimação na cidade de Mossoró. O vereador destacou que Mossoró ainda não possui um espaço adequado para o sepultamento dos animais e que isso causa transtorno para a população.

“Muitas vezes as pessoas jogam no lixo, nas ruas, em terrenos baldios. É prejudicial para a saúde. Pessoas tem animais como parte da família e também é importante que tenham um local adequado para o enterro”, defendeu Raério.

O parlamentar informou que a indicação deve entrar na pauta da sessão ordinária da quarta-feira, 13.

Bolsa Família

            Raério Araújo aproveitou o espaço na sessão ordinária para parabenizar a atuação das equipes municipais que estão realizando o cadastro de famílias no Bolsa Família. “Estão estendendo o atendimento inclusive aos sábados. Quero parabenizar a secretaria, porque é muito importante esse trabalho para a população carente”. O vereador pleiteou ainda que os serviços sejam levados, nos finais de semana, para comunidades da zona rural.

Ciclovias

            Raério destacou também que a Prefeitura de Mossoró está realizando a ampliação de ciclovias em Mossoró e parabenizou a iniciativa. “Estão criando novas ciclovias para dar dignidade aos ciclistas. Um trabalho importante”, finalizou.       

Fotos – Sessão Ordinária – 12.09.2023

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *