Boletim Informativo Câmara Municipal de Mossoró

Boletim Informativo Câmara Municipal de Mossoró

Omar Nogueira: ‘professores são ignorados e massacrados’ 

Vereador reforça apelo para reajuste do piso salarial dos docentes da Prefeitura 

A greve dos professores da rede municipal de ensino foi tema de pronunciamento do vereador Omar Nogueira (Patriota), hoje (21), na Câmara Municipal de Mossoró. Ele lamentou a continuidade da paralisação, que se aproxima de trinta dias, e disparou: “Os professores estão sendo ignorados e massacrados pela gestão municipal”. 

Segundo ele, o governo do Município, além de não atender a reivindicação pelo reajuste do piso salarial, tenta colocar a população contra os docentes “Mas perguntem aos professores que o que eles estão reivindicando não de direito”, acrescentou. 

Omar Nogueira ainda cogitou a possibilidade de propor convocação à Câmara da secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, para explicar a situação. “Nós, enquanto vereadores, temos que exercer o papel de fiscalizar o Poder Executivo, e não apenas aplaudir o Palácio da Resistência”, acrescentou. 

Outros temas 

No mesmo pronunciamento, o parlamentar anunciou Projeto de sua autoria para garantir, em lei, oferta de peixe na Semana Santa para famílias carentes. E pediu apoio dos vereadores e vereadoras para essa proposta. 

Também reivindicou limpeza de galerias de chuva e reforma do canal do Thermas e Riacho Doce, no bairro Santo Antônio, e melhoria na coleta do lixo. 

“Várias ruas tomadas estão de lixo, e não é de hoje”, observou Omar Nogueira, ao cobrar asfaltamento das ruas Marechal hermas, Orlando Dantas, Lira Tavares, entre outras segundo ele previstas no Finisa, mas não contempladas com o serviço. 

Encontro de Legislativos 

O vereador tratou desses temas no segundo pronunciamento por ele feito na sessão desta terça-feira. No primeiro, registrou sua participação, com outros vereadores de Mossoró no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, semana passada, semana passada, em Natal. 

Promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), o evento levou qualificação e conhecimento aos parlamentares e fortalece o Poder Legislativo nos municípios. 

Segundo ele, o evento foi importante para o intercâmbio parlamentar, capacitação em diversos temas, haja vista a diversificada programação de palestras, painéis e conferências. 

Ricardo de Dodoca agradece deputados e critica Isolda 

Vereador repercutiu episódio ocorrido semana passada, na Assembleia Legislativa 

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (21), o vereador Ricardo de Dodoca (Progressista) parabenizou e agradeceu aos deputados estaduais Nelter Queiroz (PSDB) e Neilton Diógenes (PL) pela defesa, na Assembleia Legislativa, semana passada, do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). 

Na oportunidade, segundo Dodoca, o chefe do Executivo de Mossoró foi alvo de críticas da deputada estadual Isolda Dantas (PT), quando do registro pela petista, em plenário, do aniversário de 171 anos de emancipação política de Mossoró.  

“Estava na Assembleia com colegas vereadores, na quarta-feira (dia 15), e a deputada Isolda foi infeliz ao atacar o prefeito Allyson, disse que a gestão dele não fez nada por Mossoró. Mas os deputados Nelter e Queiroz fizeram justiça e defenderam o prefeito, por isso, recebem meu agradecimento”, disse o vereador. 

Ricardo de Dodoca disse desafiar a deputada Isolda a vir a Mossoró, para ele mostrar as realizações da gestão Allyson Bezerra. “Quero mostrar as escolas reformadas. A gestão entregou escolas em Passagem de Pedras, Jucuri, Santo Antônio, asfalto, e muito mais. Tudo isso é mentira? Dizer que o prefeito só faz mídia é injusto”, disse. 

Ainda segundo o vereador, “a deputada também disse que o Hospital da Mulher está 100%, mas não está. Fui lá e não está. Também desafio a deputada a ir lá e mostrar que está tudo 100%”, acrescentou. 

O parlamentar observa que a única obra completamente acabada em Mossoró e inaugurada pela governadora Fátima Bezerra na cidade foi o recapeamento da Avenida Dix-Neuf  Rosado (Leste-Oeste).  

Por fim, lamentou a deterioração da RN-117 (Mossoró/Governador Dix-sept Rosado/Caraúbas) e lembrou que a construção do posto policial estadual na rodovia foi feita pela iniciativa privada. 

Tribuna Popular: cidadão cobra melhorias 

para o bairro Alto de São Manoel

Presidente da Associação de Moradores cobrou construção da UBS

O cidadão Gláurio Maurício, presidente da Associação de Moradores do bairro Alto de São Manoel, durante pronunciamento na Tribuna Popular de hoje (21), cobrou a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Ele citou que a obra já foi aprovada na Câmara Municipal e reclamou que a comunidade está desassistida.

Gláurio Maurício pediu união aos vereadores para viabilizar a construção da unidade de saúde. Em outro momento, o popular também solicitou melhorias na infraestrutura das ruas do bairro, destacando que, durante o período de chuva, cresce o número de buracos.

“Nós não temos um centro de saúde, que já foi votado, mas não foi feito nada até hoje. Estou cobrando de vocês, todos os vereadores, se unirem, para sair esse centro de saúde do Alto de São Manoel. A comunidade está desassistida mesmo”, clamou.

No final do discurso, o popular destacou o trabalho social desenvolvido pela associação do bairro durante o dia dos pais, ano passado. “O Alto de São Manoel é carente, o ano passado até o dia dos pais, nós entregamos 599 cestas básicas, é o trabalho social que nós fazemos, através da comunidade”, concluiu.

Isaac da Casca destaca participação e

 Encontro Nacional de Vereadores

Evento contou com a participação de vários vereadores de Mossoró

Em pronunciamento, durante a 8ª sessão ordinária, nesta terça-feira (21), o vereador Isaac da Casca (MDB), destacou a participação de diversos vereadores no Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, que ocorreu na semana passada, em Natal. O evento foi promovido pela União de Vereadores do Brasil (UVB), reuniu vereadores e vereadoras de vários estados brasileiros, assessores e servidores de câmaras municipais.

Segundo o vereador, o evento contou com a várias palestras, proporcionando o conhecimento sobre o verdadeiro papel de um vereador, ressaltando que entre as principais atribuições está a fiscalização e a luta pelos interesses do povo. Ele citou, em particular, a palestra ministrada pelo juiz Dr. Herval Sampaio, que já atuou na justiça eleitoral em Mossoró.

“Uma palestra que me chamou muita atenção, onde ele mostrou os direitos e os deveres de um vereador. Eu confesso que tinha coisas que ele falou que eu não sabia, mas fiquei sabendo, a partir desse momento”, disse o vereador.

O parlamentar destacou a importância da realização desses eventos para trazer conhecimentos aos vereadores, para que possam servir a população de forma correta.

Vuco-vuco

Em seu discurso, Isaac da Casca (MDB), também comentou sobre uma visita que realizou ontem (20), para fiscalizar a obra do Vuco-vuco. “Já colocando em prática o que eu aprendi em Natal, eu já comecei a fiscalizar. Ontem, me

fiz presente lá no Vuco-vuco. Falei com a direção, entrei onde está sendo feito a ampliação, e o que eu vi lá, foram dois trabalhadores trabalhando, uma obra que já tem mais de ano. O colaborador que estava lá, disse que não sabia quando a obra vai acabar”, finalizou.

Vereador Lucas das Malhas apresenta projeto 

para destinar emendas à guarda municipal de Mossoró

Ideia é destinar emendas impositivas para diárias operacionais e manutenção da guarda

      O vereador Lucas das Malhas (MDB) protocolou um projeto, de número 33/2023, na sessão ordinária de hoje, 21, para permitir que os vereadores destinem as emendas impositivas para a guarda municipal. A ideia, de acordo com o vereador, é que através das emendas possa se financiar as diárias operacionais da categoria.

            Lucas defendeu o projeto e destacou a atuação dos guardas municipais durante o momento de crise na segurança pública. “Os profissionais atuaram firmemente neste momento de crise na segurança pública que estamos vivenciando em todo o estado. Garantiram a segurança e a continuidade de serviços públicos em Mossoró. É merecido que possamos enviar as emendas impositivas para garantir as diárias operacionais dos guardas”.

            Pelo projeto, as emendas impositivas também poderiam ser utilizadas para garantir a manutenção dos veículos utilizados pela guarda municipal e aquisição de equipamentos. O projeto segue agora para tramitação na Câmara Municipal de Mossoró.

Vereador Raério cobra atenção do Governo

 do Estado para Mossoró

Vereador criticou serviços de competência do Governo do Estado

O vereador Raério Araújo (PSD) criticou a crise na segurança pública e pediu agilidade do Governo do Estado para a solução do problema, durante a sessão ordinária de hoje, 21. “Estamos nessa situação de insegurança e não vemos solução. Até quando vamos ficar assim? ”, questionou.

Raério destacou ainda que vereadores de oposição criticam o município, quando o estado deixa a desejar em relação à execução dos serviços públicos na cidade. “Enquanto o município paga o piso dos professores, o estado não paga. É falta de recursos? Não é. Enfrentamos problemas no abastecimento de água. O Hospital da Mulher, não colocam para funcionar. As estradas estaduais estão abandonadas. As escolas estaduais caindo aos pedaços. Enquanto isso, criticam o prefeito”. O parlamentar finalizou solicitando que a oposição cobre do Governo do Estado mais investimentos para a cidade de Mossoró.

Fotos – 21.03.2023

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *