Boletim Informativo da Câmara municipal de Mossoró
Lucas das Malhas convida jovens para cursos profissionalizantes
Vereador também registra, em pronunciamento, avanço da TV Câmara Mossoró para sinal aberto
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (22), o vereador Lucas das Malhas (MDB) reforçou convite da Prefeitura de Mossoró para o Programa Estação Juventude 2.0. As inscrições à iniciativa, que oferece cursos profissionalizantes, seguem até sexta-feira (25).
“Faço um chamamento aos jovens: procurem o Cras do seu bairro (Centro de Referência de Assistência Social) para fazer a inscrição. São cursos interessantes, como introdução a Web Designer e à doceria, que facilitam a inserção no mercado de trabalho”, informa o vereador.
Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Programa Estação Juventude 2.0 atenderá jovens em vulnerabilidade social em Mossoró, com oficinas de qualificação para o mercado de trabalho. As aulas começarão próximo dia 28.
Cidadania
No mesmo pronunciamento, Lucas das Malhas registrou avanço para transmissão da TV Câmara Mossoró também em sinal aberto, no canal 20, como retransmissora da TV Brasil. A emissora, atualmente, opera em canal fechado, na TV a cabo (TCM Telecom, canal 23.2).
“No sinal aberto, a TV Câmara se tornará ainda mais acessível à população, que terá mais oportunidade para acompanhar o trabalho do Legislativo”, observa. O vereador anunciou projeto de Resolução, a fim de criar na TV programa cultural, para dar espaço a artistas da terra.
Lucas lembrou de projeto da ex-vereadora Maria das Malhas, sua avó, que instituiu o 13 de junho como Dia Municipal do Poeta, que, segundo ele, tem o poeta Antônio Francisco como patrono. “Portanto, o sinal aberto valorizará ainda mais a cidadania e a cultura”, concluiu.
Genilson Alves ressalta avanços em asfalto e calçamento
Segundo o vereador, são 49 mil m² de calçamento no bairro Aeroporto e 36 km do programa Asfalto no Bairro
Mossoró vivencia o maior programa de asfaltamento e pavimentação da sua história recente. A avaliação é do vereador Genilson Alves (Pros), feita na sessão de hoje (22) da Câmara Municipal. Como exemplo, segundo ele, são 49 mil m² de calçamento no bairro Aeroporto e 36 km do programa Asfalto no Bairro, o qual passa a contemplar novos bairros.
Entre eles, o parlamentar cita os bairros Alto de São Manoel e Paredões, como nas ruas Anatália de Melo Alves (pedido antigo do mandato e dos moradores) e Afonso Pena. A ação de infraestrutura também chegará aos bairros Parque Universitário, Santo Antônio, Bela Vista, Alfredo Simonetti, Sumaré, Planalto 13 de Maio e Alameda dos Cajueiros.
“Esses e outros bairros estavam abandonados na gestão passada. Cobrávamos, mas nada era feito. Hoje, é diferente, somos ouvidos. Agradeço e parabenizo o prefeito Allyson Bezerra pela visita aos bairros para ver de perto a situação e anunciar benefícios”, disse Genilson Alves, ao registrar agenda administrativa, sábado (19), com essa finalidade.
Saúde
Segundo Genilson Alves, os avanços atuais se estendem à saúde. Informa que, do pacote de investimentos do Governo Federal para Mossoró, R$ 15 milhões já estão em conta. Com isso, a Prefeitura iniciará a construção da Policlínica Alto São Manoel; quatro Centros de Atendimento Psicossocial (Caps); duas unidades de acolhimento adulto infantil; aquisição de duas ambulâncias para o Samu e equipamentos da saúde especializada.
“Importante lembrar que, na Câmara Municipal, direcionamos mais de R$ 7 milhões à saúde de Mossoró, através de emendas orçamentárias”, ressalta o parlamentar, ao registrar que a atual gestão tem investimento superior a 30% da receita em saúde. “O problema de insulina foi resolvido, o prefeito Allyson ouvindo a população nos quatro cantos de Mossoró”, frisa Genilson, que também registra a valorização do servidor público, com reajuste salarial histórico para algumas categorias.
Artesanato
No mesmo pronunciamento, Genilson Alves reforçou convite para a abertura da Semana do Artesão, amanhã (23), às 19h, no auditório do Sebrae, com participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e outros parceiros. “Importante esse apoio aos empreendedores de artesanato, à cultura e à valorização da arte da nossa terra”, observa.
Comissão de Educação debate exclusão e inclusão escolar de crianças e adolescentes
Tema faz parte de série de debates para criar política pública de proteção infanto-juvenil
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) vai realizar uma reunião para debater a exclusão e inclusão escolar de crianças e adolescentes, na sexta-feira, 25 de março, às 9h. O presidente da Comissão, vereador Francisco Carlos, explicou que este é o primeiro de vários debates que têm como objetivo criar políticas públicas para atender crianças em situação de risco em Mossoró.
Representantes do Conselho Tutelar, juizado da criança e adolescente, Ministério Público do RN já confirmaram a presença, anunciou o vereador na sessão ordinária desta terça-feira, 22. “Queremos fazer um levantamento para saber quais estruturas o município possui e quais são necessárias e assim criar um planejamento para uma iniciativa municipal para atender crianças em situação de risco”, disse Francisco Carlos.
Uma das ideias é a criação de um abrigo para crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados e sofreram violências. “Essa política municipal deverá garantir a proteção para essas crianças e adolescentes”, afirmou o vereador.
A reunião da Cecel será transmitida ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 TCM e pelo site www.mossoro.rn.leg.br .
Omar Nogueira reafirma compromisso com a população
Vereador declarou que não vota em projetos que possam prejudicar os mais carentes
O vereador Omar Nogueira (Patriota) utilizou espaço na sessão ordinária de hoje, 22, para reafirmar seu compromisso com os interesses do povo mossoroense. De acordo com o vereador, ele foi convidado a sair da bancada de situação por se colocar contra a votação sem diálogo da reforma da previdência municipal.
“Estava na situação, mas sempre deixei claro que estaria ao lado do povo sempre. A reforma da previdência chegou aqui nesta Casa e o prefeito queria que fosse votada de goela abaixo. Nós discordamos. Queríamos o diálogo. E isso chateou o prefeito. Não me importo em não estar ao lado da situação, pra mim, o que importa é estar ao lado do povo”, declarou Omar.
O vereador reforçou ainda que nas futuras decisões sempre vai votar em projetos de lei que favoreçam a população. “Não adianta vir com projetos que prejudiquem o povo. Não voto. O meu compromisso é com a população, principalmente a mais carente”, finalizou.
Marleide Cunha cobre melhoria no transporte coletivo urbano
Vereadora reforça luta por salários dignos para os servidores
A dificuldade para os estudantes chegarem ao seu local de estudo, em particular os universitários, entrou na pauta de discussão na Câmara Municipal de Mossoró. O tema foi levantado pela vereadora Marleide Cunha (PT) cobrando melhorias no serviço de transporte coletivo, que não tem atendido como desejado. Os estudantes universitários que, residem em bairros mais afastados da área central, encontram sérias dificuldades para fazer o percurso entre suas residências e as universidades, principalmente, em se falando da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A situação tem gerado preocupação para os estudantes que encontram dificuldades para chegar à sala de aula. “Lembramos que nos bairros mais afastados o transporte coletivo não chega”, reforça Marleide. Diante do quadro de deficiência do setor, os estudantes estão sendo obrigados a custear mais essa despesa, o que pode inviabilizar seus estudos já que parte deles não trabalham. De acordo com a vereadora, hoje todos sabem o quanto é caro esse serviço de transporte coletivo urbano.
Para complicar mais um pouco aquilo que já estava ruim, o ônibus que faz a última viagem na área das universidades, passa antes mesmo das aulas terminarem. “Isso obriga, por exemplo, uma estudante que reside no bairro Belo Horizonte pagar mais caro pelo serviço de moto-táxi ou Uber, chegando essa despesa extra ao valor de 200 reais ao mês”, narrou. Existem os casos mais graves ainda em que, mesmo saindo mais cedo e perdendo aula, alguns alunos ficam sem o transporte já que não existe em seu bairro a linha do coletivo. Diante do quadro de dificuldades a vereadora Marleide Cunha disse que é necessário discutir o tema e buscar soluções junto ao poder público.
Salários
A luta por salários mais dignos segue na preocupação da vereadora Marleide. Durante a sessão na manhã da terça-feira, 22, ela comentou sobre uma audiência que teria, ao lado do sindicato que representa os servidores do município, com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD). Lamenta a parlamentar que ainda existem pessoas que recebem abaixo do salário mínimo e espera que essa situação seja vista e resolvida a partir das conversas com o chefe do executivo.
Lembra a vereadora que a Casa acaba de aprovar uma reforma na previdência do município, Previ, e com ela foi aprovada uma alíquota de 14% e, com salários achatados, muitos deles, servidores, terão com o baixo salário que recebem dificuldades para pagar e o prefeito precisa resolver isso. A audiência com o prefeito aconteceria ainda na tarde da terça-feira, 22, no Palácio da Resistência.
Raério Araújo usa tribuna para falar sobre educação e saúde
Vereador comemora melhoria no transporte escolar
Os investimentos na educação, mais especificamente no transporte escolar da zona rural, e a repercussão da audiência pública que discutiu a situação do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) ganharam destaque no grande expediente na sessão ordinária da terça-feira, 22, no plenário João Niceras de Morais, da Câmara Municipal de Mossoró. A iniciativa de discutir os dois temas foi do vereador Raério Araújo (PSD) ao fazer uso da tribuna.
O vereador começou sua fala destacando que o município de Mossoró tem hoje a garantia de ônibus escolar na comunidade da Maisa, principalmente, para o pessoal que cursa faculdade. Lembrou Raério que antes era um problema sério e hoje, graças às ações da secretaria de educação, esse serviço é prestado com eficiência, diante das dificuldades que é residir na zona rural e estudar no perímetro urbano.
Outro ponto destacado por Raério como importante, é o diálogo aberto entre a secretaria de educação e o pessoal que tem alguma deficiência e estuda na rede municipal de ensino. “Destaco como diálogo importante diante das pessoas que necessitam desse apoio. Isso é o respeito ao direito dessas pessoas com deficiência”, comentou. Ainda de acordo com o vereador, hoje já existe um trabalho para contratar as pessoas que darão assistência aos alunos especiais em sala de aula.
Por sua vez, também, segue a chamada de professores substitutos para organizar e resolver as deficiências existentes na zona rural. Por fim, informou Raério, que existe um trabalho para a renovação na frota de ônibus. Antes abandonados hoje o tratamento com os alunos é diferente e já existe a informação que a prefeitura receberá ônibus novos e não será mais necessário alugar, diminuindo despesas para o município.
Saúde
Em relação ao segundo tema levantado por Raério Araújo, em seu pronunciamento, disse que, depois da audiência pública sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia, constatou que esse é o único hospital do RN que não fez uma licitação ainda. Nem mesmo para comprar uma caneta, o que dificulta mais ainda o serviço prestado por essa unidade de extrema importância para Mossoró e região Oeste. “Na verdade, desvirtuaram a discussão de ampliação. Construído nos anos 80, até hoje não passou por nenhuma melhoria, além de algumas salas bancadas pela maçonaria. O secretário que veio, Cipriano Maia, usou o tempo para fazer uma prestação de contas do Estado e esqueceu da reforma do hospital”, comentou o vereador.
Ainda sobre a reforma de ampliação que é defendida para o Hospital Tarcísio Maia, o vereador Raério disse que não é feita por falta de iniciativa do governo, pois o dinheiro já existe, fruto de emendas do senador Styvenson Valentim. Para encerrar o seu pronunciamento, o vereador disse haver recebido denúncia de que há três meses os médicos que trabalham no HRTM estão sem receber seus salários e no trabalho da noite a única refeição é sopa, afirmando que assim fica difícil prestar um bom serviço à população.
Fotos sessão ordinária 22 de março de 2022
Assessoria de Comunicação Regy Carte (Diretor de Comunicação – (84) 98122-2212)