Boletim informativo da Câmara Municipal de Mossoró

Boletim informativo da Câmara Municipal de Mossoró

Tribuna Popular: advogado denuncia mau uso de estacionamentos públicos

Max Delys afirmou, em pronunciamento no plenário, ser a favor de audiência pública sobre o tema

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró desta quarta-feira (17) trouxe à 50ª Sessão Ordinária um tema importantíssimo para a sociedade mossoroense. O advogado Max Delys, representante da OAB em Mossoró, comentou sobre o mau uso de estacionamentos públicos, que na cidade são, muitas vezes, ocupados por comerciantes para atividade privada.

O advogado iniciou seu pronunciamento comentando sobre um trailer que fica ao lado da Câmara Municipal de Mossoró, e questionou se ele está regulamentado para usar o estacionamento público. Ele citou outros exemplos, como os comerciantes ambulantes, e declarou ser a favor de uma audiência pública para debater com os órgãos responsáveis.

“Todo trabalho é digno e as pessoas precisam trabalhar, mas é obrigação do Poder Público realocar essas pessoas em locais regulamentados para exercerem suas atividades comerciais”, afirmou durante seu pronunciamento.

Repercussão

Na participação dos vereadores após o pronunciamento de Max Delys, o vereador Lamarque Oliveira (PSC) parabenizou o advogado e citou ter feito uma reclamação, junto à secretaria responsável, para que seja feita uma fiscalização desses espaços na cidade de Mossoró. Além disso, o parlamentar declarou que participará da audiência pública para contribuir com a busca de uma solução para o problema. “O que acontece no centro de Mossoró é uma indústria de multa”, afirmou.

O vereador Raério Araújo (PSD) disse que esse é um problema presente há muito tempo na cidade, e citou que em 2016 o Executivo tentou realocar os ambulantes do centro de Mossoró, mas, sem a aprovação social, a ação foi interrompida. Ele também falou sobre a reforma no centro comercial Vuco-vuco, que gerará mais vagas para que os empreendedores possam sair cada vez mais das ruas do centro de Mossoró, e aproveitar um lugar adequado para suas instalações.

Em outro momento, ainda comentando sobre o que foi dito na Tribuna Popular, Raério disse que esteve conversando com o prefeito Allyson Bezerra sobre o assunto debatido, e que o Executivo pensa em construir um espaço para colocar os trailers que estão nos estacionamentos privados de Mossoró.

“Somos uma cidade grande, com uma cabeça de cidade pequena”, afirmou, falando que a cidade de Mossoró ainda não percebe seu crescimento, e mantém costumes de cidades pequenas.

Já o vereador Omar Nogueira (Patriota) citou que o caso dos ambulantes é um assunto muito importante, mas que não tirar essas pessoas de seus espaços não é suficiente. O edil exemplificou com a situação dos comerciantes da Praça de Convivência, que foi reformada e entregue, mas não concluída para que eles possam trabalhar com segurança.

“Hoje a gestão se preocupa com a indústria da multa. As pessoas reclamam pela falta de estacionamento, mas o Poder Público se preocupa apenas em multar os cidadãos”, concluiu.

Seguindo a sequência de pronunciamentos, o vereador Costinha (MDB), citou que a atual gestão está ampliando o espaço do Vuco-vuco, e mostrou sua preocupação com os impactos que a realocação dessas pessoas em lugares sem estruturas pode causar.

“Esse tema precisa ser provocado com audiências públicas, e é possível ser resolvido de forma que amenize o impacto nessas pessoas”, pontuou.

O vereador Pablo Aires (PSB), por sua vez, aproveitou o momento e fez um convite às universidades e aos estudantes, para juntos buscarem alternativas para essa situação que sejam boas para todos os lados envolvidos. “Precisamos de uma solução que dê segurança à população e aos comerciantes”, afirmou.

O vereador Naldo Feitosa (PSC) foi o último a falar sobre o assunto, e afirmou que é um tema importante, mas muito difícil de debater. O edil citou que não existe mais estacionamento em Mossoró, pois as vagas foram tomadas por trailers e barracas dos ambulantes. Ele também comentou sobre a ideia de espaço para food truck, citada pelo vereador Raério Araújo (PSD), dizendo que essa proposta exige uma estrutura grande e organizada, para não tirar as pessoas da rua e colocá-las em qualquer lugar.  “Como o dr. Max falou, não se pode fazer esse tipo de prática, pois é um espaço do povo”, finalizou.

Vereador Lamarque assegura estar em busca de recursos para Mossoró

Parlamentar também comentou situação da UEI do bairro Sumaré

O vereador Lamarque (PSC) participou da Sessão Ordinária desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal de Mossoró e usou seu pronunciamento para comunicar que está trabalhando em busca de recursos para Mossoró.

Em um primeiro momento, o edil citou que o vereador Nicó Fernandes (Podemos), seu antecessor na tribuna, tocou em um assunto importante, que diz respeito à organização do comércio local. O parlamentar citou que fica muito feliz pela ampliação do Vuco-vuco e parabeniza a gestão do Executivo por isso.

Além disso, comunicou à Câmara Municipal que amanhã, 18, viajará a Natal em busca de recursos para a cidade.

O vereador também comentou que fez uma visita à Unidade de Ensino Infantil (UEI) do bairro Sumaré, a convite da Presidência do Conselho de Pais. Ele afirmou que a demanda da UEI é muito grande, e que irá em busca de recursos para sua ampliação.

Por fim, citou que solicitará recursos para a área da saúde de Mossoró, pois a cidade tem muitas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ainda precisam de atenção. “Precisamos desses recursos para melhorarmos nossos equipamentos públicos”, concluiu.

Vereador Nicó Fernandes pede mais viaturas para região do Vingt Rosado

Parlamentar comentou sobre o tema levado à Tribuna Popular, e também falou sobre as ruas esburacadas do conjunto

O vereador Nicó Fernandes (Cidadania) participou do pequeno expediente da Sessão Ordinária desta quarta-feira (17) da Câmara Municipal de Mossoró parabenizando o tema trazido na Tribuna Popular (uso de estacionamentos públicos para fins privados). O parlamentar ainda falou sobre outros assuntos pertinentes, como a segurança pública da região do conjunto Vingt Rosado.

Além do que foi dito sobre a Tribuna Popular, o edil apontou que a região do Vingt Rosado é muito grande, e enfrenta muitos problemas, como a segurança pública. Dentro deste tema, o edil pediu que o Batalhão de Polícia Militar responsável pela área envie mais viaturas para a região, por causa da grande ocorrência de assaltos.

Por fim, o parlamentar citou que, por causa do inverno, as ruas estão muito esburacadas, e pede que a Secretaria Municipal de Infraestrutura possa resolver essa situação. Antes de se despedir da tribuna, o parlamentar comemorou que o calçamento da Avenida Vingt Rosado Neto está sendo iniciado. 

Vereador Naldo Feitosa comemora asfalto da rua Vicente Martins

Parlamentar também comentou a situação abordada na Tribuna Popular

Nesta quarta-feira, 17, o vereador Naldo Feitosa (PSC) usou o pequeno experiente da 50ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mossoró, para debater alguns temas de interesse público. Em um primeiro momento, o edil disse que o assunto abordado na Tribuna Popular (uso de estacionamentos públicos para fins privados) é importante, pois é necessário que todos saibam da situação dos estacionamentos de Mossoró.

Ainda sobre o debate da Tribuna Popular, o vereador comentou que foi absurda a atitude de outra gestão que, a mando do Ministério Público, tentou tirar os trabalhadores dos locais públicos, sem um espaço adequado para realocá-los.

O edil também comentou que esteve no bairro Belo Horizonte, com o vereador Wiginis do Gás (Podemos), visitando a Rua Vicente Martins, onde passará o transporte coletivo no bairro. O vereador cita ter pedido o asfalto dessa rua, que começou a receber a mudança ontem, e agradece ao Poder Executivo de Mossoró pela ação. 

Vereador Lucas das Malhas ressalta avanços na educação municipal

Parlamentar também destaca melhorias na área de infraestrutura urbana

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quarta-feira (17), o vereador Lucas das Malhas (MDB) destacou avanços na educação pública do município. Entre as conquistas na rede municipal, citou reforma de diversas escolas, entregues, e outras encaminhadas à conclusão.

O parlamentar ressaltou a Escola Municipal José Benjamim, no bairro Papôco, que tem recebido significativas melhorias da gestão municipal. E enalteceu, em razão dessas e outras realizações, o empenho do prefeito Allyson Bezerra no resgate da educação do município.

“A rede municipal de ensino tem avançado, através da recuperação de dezenas de unidades de ensino e outras ações”, frisou Lucas das Malhas, na tribuna do plenário. Esse reconhecimento, segundo ele, estende-se à população, cuja ampla maioria do mossoroenses aprova a gestão municipal.

Infraestrutura

No mesmo discurso, o parlamentar ressaltou a importância de parceria administrativa entre a Prefeitura de Mossoró e o Governo Federal, que tem enviado recursos para importantes obras no município. Entre as áreas contempladas, mencionou o setor de infraestrutura urbana.

“Várias ruas foram e estão sendo asfaltadas, e a pavimentação alcançará outras vias”, antecipou Lucas, ao revelar uma novidade. “Ruas receberão pavimentação com piso intertravado. Piso até então restrito a condomínios de luxo de Mossoró vai para as ruas de Mossoró”, anunciou.

Assessoria de Comunicação

Regy Carte (Jornalista) – (84) 98122-2212)

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *