Boletim informativo da Câmara Municipal de Mossoró
Câmara prorroga licença do vereador Gideon Ismaias
Suplente de vereador Nicó Fernandes continuará no mandato, em setembro
A Câmara Municipal de Mossoró prorrogou, por mais 31 dias, a licença do vereador Gideon Ismaias (Cidadania) para tratamento de assuntos particulares. Ismaias renovou a licença por meio do Requerimento nº 258/2022, aprovado por unanimidade no plenário, na sessão de hoje (30).
Assim, o suplente de vereador Nicó Fernandes (Cidadania) continuará no exercício do mandato, em setembro. Ele assumiu a titularidade no último dia 5, com a licença de Gideon Ismaias, pré-candidato a deputado federal.
A prorrogação por 31 dias, a contar de 4 de setembro, ainda pode ser prorrogada, conforme o Regimento Interno da Câmara (Art. 311, § 2°).
Gideon Ismaias é um dos dois vereadores de Mossoró em licença no período eleitoral. O outro Isaac da Casca (MDB), pré-candidato a deputado estadual, é substituído pelo suplente Marrrom Lanches (DC).
Nicó Fernandes defende melhorias para saúde de Mossoró
Vereador alerta para demora de transferência em UPAs e pede atenção à UBS do conjunto Vingt Rosado
O vereador Nicó Fernandes (Cidadania), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (30) da Câmara Municipal de Mossoró, abordou temas envolvendo a saúde pública de Mossoró. O parlamentar, a princípio, falou sobre a grande fila de espera de pessoas que ficam nas Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs) da cidade, aguardando transferência para outros hospitais.
Em seguida, tratou sobre a Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Vingt Rosado, a UBS Dr. Agnaldo Pereira, e aproveitou o momento para pedir melhorias à Secretaria de Saúde de Mossoró.
Em seu primeiro tópico, o vereador citou que é grande o número de pessoas que ficam nas UPAs da cidade, precisando de transferência para algum hospital, e que podem passar até mesmo dias aguardando esse processo. O parlamentar apontou que há necessidade que os órgãos de saúde tenham a capacidade de receber e atender essas pessoas em tempo hábil.
Antes de concluir, Nicó Fernandes chamou a atenção para o posto de saúde do conjunto Vingt Rosado, UBS Dr. Agnaldo Pereira, que há dois anos, segundo ele, não oferta o serviço de atendimento odontológico à população.
O edil pediu que a secretária de Saúde, Morgana Dantas, assim como os demais membros da pasta, possam dar atenção ao posto de saúde do bairro e de outros setores de Mossoró. “Acredito que a saúde merece um olhar mais atento da gestão”, concluiu.
Marleide Cunha repudia forma de abordagem de guarda civil
Vereadora também voltou a falar sobre denúncia relativa ao Cadastro Único
A vereadora Marleide Cunha (PT) usou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Mossoró, para reiterar o caso citado por ela em sessão ordinária da semana passada, em relação a um funcionário do Auxílio Brasil que, supostamente, estava cobrando propina para aprovar cadastros no serviço. Além disso, a vereadora falou sobre o caso que ocorreu no último domingo (28), na Avenida Rio Branco.
O primeiro ponto falado pela parlamentar foi “conselho” dado para ela evitar se envolver em temas polêmicos, por ser candidata a deputada estadual. Mas justificou que, antes disso, ela é vereadora de Mossoró, e sua responsabilidade não a deixa silenciar em algumas situações graves.
Marleide disse que, após seu pronunciamento na Câmara Municipal, quarta-feira (24), encaminhou as provas da cobrança de propina por um funcionário do Auxílio Brasil ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. A vereadora declarou que aguarda a ação dos setores competentes, para que a situação seja apurada.
“Eu jamais poderia silenciar diante de uma situação dessas, em que é tirado da boca do povo que não tem o que comer”, concluiu a parlamentar.
Guarda Civil
Após esse assunto, a vereadora falou que todos sabem o quanto ela defende o servidor público, mas declarou que não pode tolerar uma conduta errada de um servidor, como no caso ocorrido no domingo (28), em que um guarda municipal agrediu um adolescente na Avenida Rio Branco, durante uma abordagem. “Não podemos tolerar e ser cúmplices desse tipo de conduta em nossa sociedade”, afirmou, defendendo a educação como ferramenta de mudança.
Omar Nogueira cobra mais segurança do patrimônio público
Segundo vereador, lugar de guarda municipal é protegendo equipamentos do município, e não fazendo trabalho da Polícia Militar
Ao comentar a denúncia de uso excessivo de força por guardas municipais em recente abordagem, o vereador Omar Nogueira (Patriota) disse que a função da guarda é proteger o patrimônio público, e não praticar segurança ostensiva, o que, segundo ele, é papel da Polícia Militar.
“Enquanto isso, equipamentos públicos da Prefeitura estão abandonados, alvo de furtos e arrombamento, como o Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Santo Antônio”, disse, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (30).
Omar Nogueira acrescentou que a Guarda Civil Municipal precisa estar presente nos equipamentos públicos da Prefeitura, mas não é isso que diz ver em Mossoró. “Enquanto isso, lamentavelmente, servidores estão indo trabalhar como medo de arrastões, assaltos”, alertou.
Voltando a falar sobre o Cras do bairro Santo Antônio, Omar Nogueira denunciou falta de tomadas e ventiladores na unidade. Lembrou ter sido recentemente inaugurado pela Prefeitura, mas não há atendimento ao público do Cadastro Único, o que prejudica a população mais carente.
“Também faltam profissionais, como assistente social. A titular se afastou, mas não houve substituição”, disse o vereador. Ele pediu providências urgentes à Prefeitura, porque é grande o índice de vulnerabilidade social no bairro, e atendimento social precisa ser prioridade em Mossoró.
Vereador Naldo Feitosa celebra garantia de mandato no TRE
Parlamentar ressalta momentos de dificuldade vividos nos últimos meses
Na manhã desta terça-feira (30), o vereador Naldo Feitosa (PSC) usou seu pronunciamento no pequeno expediente na 53ª Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Mossoró, para falar sobre sua vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Semana passada, a Corte decidiu mantê-lo no mandato, assim como o vereador Lamarque Oliveira (PSC). Os dois tinham sido cassados em decisão de primeiro grau, mas recorreram no exercício do mandato e venceram no TRE.
Naldo Feitosa iniciou sua fala dialogando com o vereador Lamarque. Contou terem passado por muitos momentos de angústia e preocupação, ao longo do processo, mas sempre carregando a certeza de que foram às ruas em busca de um objetivo, alcançado nas urnas e confiado pelo povo.
“Graças a Deus, depois de muitos meses, a Justiça concedeu o que as urnas falaram: a vontade do povo, porque quem colocou foi o povo”, disse o vereador em seu discurso.
Genilson Alves defende categoria de guardas municipais e afirma que caso de agressão é situação isolada
Vereador destacou importante papel que a guarda municipal exerce na cidade
Na sessão ordinária de hoje, 30, o vereador Genilson Alves (Pros) fez um apelo para que a população não condene precipitadamente a categoria dos guardas civis pelo ocorrido no domingo, 28 de agosto, na Avenida Rio Branco, onde um grupo de guardas civis foi flagrado agredindo adolescentes em uma abordagem. Genilson explicou que o que ocorreu foi um caso isolado e que deve ser apurado pelo órgão competente, mas que a atitude não representa toda a corporação.
O vereador explicou ainda que os adolescentes estavam dirigindo de forma imprudente pela avenida e que uma criança de dois anos quase foi atropelada pelos menores. Mas que de qualquer forma, nada justifica a agressão. “Os guardas estão certos em parar, apurar o que estava ocorrendo, apreender a moto. Mas erraram em agredir e isto será apurado”, afirmou.
Genilson afirmou ainda que algumas pessoas estavam defendendo que não houvesse a abordagem, mas que os guardas municipais de Mossoró exercem importante trabalho de policiamento na cidade, evitando inúmeros crimes e defendendo a população. “Não é certo julgar e condenar todos os guardas por um caso isolado. Eles precisam sim abordar, fazer o policiamento e eles são parte essencial da segurança em Mossoró”.
Aparte
Em aparte, alguns vereadores também defenderam a categoria dos guardas municipais. A vereador Marleide Cunha (PT) deixou claro que é a favor das abordagens, porém é contra a violência. “O guarda tinha que ter parado sim a moto, tinha que ter abordado sim os adolescentes, tinha que ter apreendido a moto, feito um boletim de ocorrência. O errado foi a agressão com chutes e murros e ameaçarem e intimidarem que estava filmando. Isso não pode e deve ser apurado. Não é a conduta certa. Não estou validando os adolescentes, mas sou contra a agressão”, explicou.
Raério Araújo destaca trabalho de secretário Faviano Moreira
Vereador ressaltou investimentos na zona rural de Mossoró
Na sessão ordinária desta terça-feira, 30, o vereador Raério Cabeção (PSD) parabenizou a Prefeitura de Mossoró e o secretário da pasta de agricultura Faviano Moreira pelo trabalho, que de acordo com o vereador, vem se destacando pela qualidade e competência.
Na fala de parabenização, Raério ressaltou investimentos que a zona rural de Mossoró vem recebendo na atual gestão e destacou o aumento da verba destinada para a agricultura e a compra de equipamentos como carros-pipa e máquinas para a agricultura. “No passado, o orçamento da pasta da agricultura girava em torno de um milhão e 800 mil, agora deverá ser de 15 milhões de reais, que devem ser destinados para melhorar cada vez mais a vida daqueles que vivem na zona rural”, afirmou.
Sumaré
Raério também destacou o calçamento que as ruas do bairro Sumaré estão recebendo e afirmou que a população está satisfeita com o trabalho. “O intertravado está chegando em todo o Sumaré. A população que vivia na lama e poeira agora vai contar com ruas calçadas”, finalizou.
Assessoria de Comunicação
Regy Carte (Diretor de Comunicação – (84) 98122-2212)