Boletim Informativo da Câmara Municipal de Mossoró

Boletim Informativo da Câmara Municipal de Mossoró

Câmara aprova Museu do Sertão como patrimônio histórico e cultural

Projeto de Lei é de autoria do vereador Professor Francisco Carlos

O Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes fará parte do patrimônio histórico e cultural de Mossoró. Projeto de Lei com essa finalidade (120/2022), de autoria do vereador Professor Francisco Carlos (Avante), foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, hoje (16).

O Museu do Sertão fica na Fazenda Rancho Verde, a quatro quilômetros de Mossoró. Tem acervo com mais de duas mil peças, que contam a história do sertanejo e seu modo de vida.

Foi idealizado pelo engenheiro agrônomo, professor e escritor cearense Benedito Vasconcelos Mendes. A instituição não faz parte de nenhum órgão público. É uma associação pública de direito privado a qual todos podem ter acesso em visitação e pesquisas.

Dentre as peças do Museu do Sertão está a “Cabeça do Gigante”, escultura com cerca de sete toneladas e mais de três metros de altura, feita em concreto armado pelo artista plástico potiguar “Bibiu de Lajes”.

Francisco Carlos acrescenta que o acervo é composto por peças que remetem à cultura nordestina, incluindo a pega de boi, a vegetação e apetrechos de vaqueiro, como gibão-de-couro de veado catingueiro, perneiras, guarda-peito, guarda-pés, luvas, esporas e chapéu de couro.

É um espaço, segundo ele, que mantém viva a tradição e a cultura nordestina. Portanto, reúne característica para compor patrimônio histórico e cultural de Mossoró. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis a esse projeto”, diz Francisco Carlos. 

Marleide Cunha reforça convite para Seminário Vidas Negras

Evento será realizado nesta quinta-feira (17), às 9h, na Câmara

Em pronunciamento na sessão de hoje (16), a vereadora Marleide Cunha (PT) reforçou convite para o 2º Seminário Vidas Negras da Câmara Municipal de Mossoró, nesta quinta-feira (17), às 9h, no plenário da Casa.

Iniciativa do mandato por ela exercido, o evento discutirá políticas públicas para construção de sociedade antiracista em Mossoró. Entre elas, o impacto da lei de cotas na vida negra.

“Temos reserva de vagas em universidades e cargos públicos, o que gera impacto positivo, mas claro que não resolve todos os problemas. Estamos avançando, mas é preciso mais”, afirma.

A vereadora é autora do projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos da Prefeitura de Mossoró para pessoas negras. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, semana passada.

Do seminário Vidas Negras, participarão membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN; professor da Uern Tobias Queiroz, pesquisador da área, vereadora e deputada estadual eleita Divaneide (PT), movimentos sociais, entre outros.

“Estamos no mês da consciência negra, com discussões em todo o Brasil, e a Câmara Municipal de Mossoró se insere nesse debate, através também do seminário Vidas Negras, para o qual todos e todas são convidados”, reforça Marleide Cunha.

Debate e reflexão

Evento anual, o Seminário Vidas Negras foi instituído pela Câmara Municipal em 2021, no Projeto de Resolução 10/2021, de iniciativa da vereadora Marleide Cunha.

É realizado preferencialmente na semana de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, concebido como espaço para debate, reflexão e sugestão de políticas públicas, com vistas a mudanças de atitudes na sociedade e na vida de negros e negras. 

Raério reforça cobrança por mais segurança em Mossoró

Raério enalteceu o trabalho dos policiais, mas lamenta falta de condição de trabalho

O vereador Raério (PSD) engrossou o coro por reforço na segurança pública em Mossoró. O tema foi objeto de debate, hoje (16), na Câmara Municipal, onde vereadores pediram providências para a escalada de violência em Mossoró e região.

Raério enalteceu o trabalho dos policiais civis e militares, mas lamentou a ausência de condição adequadas de trabalho. Como exemplo, citou a existência de quatro policiais de plantão em delegacia regional de Mossoró, para responder por mais de 40 cidades.

Além de policiamento ostensivo e inteligência, ele defendeu mais apoio ao esporte como prevenção à violência. “O Governo do Estado, infelizmente, só patrocina clubes de futebol de Natal”, observou.

Ele também defende reforço na educação. “Mas o que vemos é notícia sobre dezenas de ônibus escolares sem uso pelo Governo do Estado, ao que consta por terem sido encaminhados pelo Governo Federal”, acrescentou.

Raério considerou inadmissível o aumento da violência em Mossoró e em toda a região Oeste, com recorrência de assaltos a mão armada e homicídios, sobretudo, de jovens.

“O Governo do Estado precisa dar mais atenção a Mossoró. Investir mais segurança e nas outras áreas que previnem a violência, que continua em níveis alarmantes na nossa cidade”, alerta.

Omar Nogueira reforça a situação dos comerciantes do Município

Vereador solicitou auxílio para comerciantes do Vuco-vuco

Na manhã desta quarta-feira (16) ocorreu, na Câmara Municipal de Mossoró, a 71° Sessão Ordinária do Legislativo. Na ocasião, o vereador Omar Nogueira usou o último grande expediente para reforçar seu pedido de auxílio aos comerciantes do Vuco-vuco.

O vereador relembrou que a câmara aprovou 30% da cota de energia pública para que a prefeitura utilizasse para destinar verbas a outras demandas e sugere que esse valor seja revertido em auxílio para os comerciantes.

Ainda na sua fala, o parlamentar propôs que o município venha a responder, por meio de placas situadas nas próprias obras, o que está acontecendo para que as mesmas estejam com seus avanços interrompidos.

Omar mencionou que mesmo com as verbas destinadas, muitas obras iniciadas estão com suas execuções atrasadas ou abandonadas. Em dado momento, usou como exemplo a Praça Clistenis Juny, situada no Santa Delmira, e a pavimentação asfáltica das ruas Lília Tavares e Orlando Dantas.

“É importante que as obras que não foram terminadas sejam concluídas, de acordo com o que rege a Lei da Transparência. Data de conclusão, recurso que foi investido, e que já tenha uma previsão que seja feita para que não haja tantos aditivos, como estão sendo vistos” reforçou a vereadora Larissa Rosado, em aparte.

Francisco Carlos cobra aplicação de leis municipais para educação

Leis garantem ensino do espanhol e reserva de vagas para Educadores do Campo na zona rural

            O vereador professor Francisco Carlos (Avante) cobrou, durante sessão ordinária de hoje, 16, o cumprimento de uma lei municipal que visa oferecer aulas de língua espanhola nas escolas públicas municipais de Mossoró. A lei foi aprovada em 2014 e desde então não foi colocada em prática, explicou o vereador.

            Francisco Carlos explica ainda que o município de Mossoró, de acordo com a Prefeitura, vai realizar em breve um concurso público para a educação. “E queremos a inclusão de vagas para professores de língua espanhola. Para garantir o direito dos estudantes do município de estudar espanhol”, disse.

            O vereador defende também vagas voltadas para educadores formados em Educação no Campo. “As vagas do concurso que são para as escolas na zona rural de Mossoró devem ser ocupadas por professores formados em Educação do Campo. Temos centenas formados pela UERN. Profissionais preparados para o ensino destes estudantes. E nos concursos não há garantia que irão separar as vagas da zona urbana e rural”, explicou.

Comissão de Educação

            As duas leis citadas durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 16, também serão debatidas na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Mossoró, que ocorrerá dia 18, às 9h da manhã. A Comissão é presidida pelo vereador Francisco Carlos.

Lucas das Malhas faz apelo por segurança pública

Vereador falou da sensação de insegurança na cidade

            O vereador Lucas das Malhas (MDB) cobrou mais segurança pública para Mossoró, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 16. O vereador destacou os homicídios que estão ocorrendo na cidade e fez um apelo para que o Governo do Estado aumente o efetivo e melhore as condições de trabalho dos policiais militares.

            “A população de Mossoró vem vivendo tempos difíceis de guerra. Vários jovens estão sendo abatidos na bala. Não se pode mais ficar nas calçadas conversando com os vizinhos. Precisamos de segurança e a polícia precisa de estrutura para trabalhar”, disse Lucas.

Genilson Alves destaca lançamento da Cartilha da Guarda Responsável de animais

Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró em parceria com ONGs

            Na sessão ordinária desta quarta-feira, 16, o vereador Genilson Alves (PROS) destacou uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Mossoró em parceria com ONGs que tem como objetivo incentivar a guarda responsável de animais de estimação. O lançamento da Cartilha Guarda Responsável ocorrerá no sábado, 19/11, no Parque Municipal, a partir das 07h e contará com distribuição de brindes, adoção de animais, vacinação contra a raiva, entre outras atividades.

            “Cuidar da saúde dos animais domésticos também é uma questão de saúde pública. E sei que a Prefeitura de Mossoró está atenta também a Causa Animal”, garantiu Genilson.

Formação

            O vereador também ressaltou os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Mossoró em parceria com outras instituições, que já qualificaram centenas de mossoroenses para o mercado de trabalho. “São capacitações em diversas áreas que estão preparando pessoas para o mercado de trabalho. Uma oportunidade muito importante dada pela Prefeitura e que além de ajudar o trabalhador, também auxilia o empresário que precisa de mão de obra qualificada. É mais desenvolvimento para Mossoró”, disse.

Fotos – 16 de novembro de 2022

Assessoria

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *