Boletim Informativo da Câmara Municipal de Mossoró
Costinha destaca grandiosidade da Festa de Santa Luzia
Vereador faz parte da comissão organizadora do evento
Representante da Câmara Municipal de Mossoró na comissão organizadora da festa de Santa Luzia 2022, o vereador Costinha (MDB) ressaltou o sucesso da fase inicial dos festejos. Lembrou a ampliação do evento, que agora soma 13 dias, de 1º a 13 de dezembro. Ela demonstrou satisfação em mais uma vez contribuir com a festa.
“Sendo parte da comissão organizadora dos festejos, tenho visto de perto a dimensão do evento para fieis, uma festa que saiu das quatro paredes da catedral e hoje é um patrimônio de Mossoró e do Rio Grande do Norte”, disse Costinha, ao destacar desenvoltura do padre Flávio Augusto, coordenador geral dos festejos.
“Ele cuida com zelo de cada detalhe, assim como todas as pessoas envolvidas nesse magnífico evento”, acrescentou o vereador. Costinha convida todos e todas a participar da Festa de Santa Luzia 2022, tanto a parte social quanto a parte religiosa.
“É uma festa do povo e feita para o povo”, enaltece o parlamentar. Costinha também parabeniza o bispo diocesano dom Mariano Manzana por mais uma marca no seu trabalho à frente da Diocese de Mossoró, que é a festa como trezena. “Dom Mariano deixará um legado de amor e benefícios a nossa região”, destacou.
Raério destina emendas para saúde na zona rural
Vereador, na sessão de hoje, também voltou a pedir reforço na segurança
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (6), o vereador Raério Araújo (PSD) anunciou a destinação de emendas do seu mandato para a construção de postos de saúde na zona rural. As emendas foram apresentadas ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovado semana passada no plenário.
“Destinei emendas para construção de postos de saúde, em localidades rurais como Sussuarana e Mulunguzinho, e reforma de prédio para um posto de saúde no sítio Carmo”, informou o parlamentar. As emendas visam a dar mais dignidade à saúde na zona rural, segundo ele, vítimas de mais de 30 anos descaso de gestões anteriores.
Além da saúde, a educação – acrescenta Raério – também enfrentou esse histórico de abandono, mas a gestão Allyson Bezerra está construindo uma nova história. Um exemplo é a reforma de 19 escolas. “Aproveito para parabenizar a gestão pelo projeto Estação Natal e a iniciativa de levar até lá crianças da zona rural”, reconhece.
Segurança
Ainda na tribuna do plenário, Raério voltou a cobrar do Governo do Estado reforço na segurança pública. Ele considera inadmissível a quantidade de homicídios em Mossoró, onde, segundo ele, 150 pessoas já morreram à bala este ano.
Alerta que a onda de assassinatos alcança também outras cidades da região, e concluiu seu pronunciamento, falando sobre saúde. “Está faltando medicamento de alto custo oferecido pelo Governo do Estado”, advertiu.
Vereador Lucas das Malhas destaca organização do Estação Natal
Vereador também parabenizou Prefeitura por gestão responsável
O vereador Lucas das Malhas (MDB) destacou a organização do Estação Natal, em Mossoró, na sessão ordinária de hoje, 06. Para o vereador, o espaço atual do evento contempla os pequenos empreendedores da cidade e incentiva a economia e o turismo.
Lucas ressaltou ainda que o evento poderá, nos anos seguintes, ser ainda maior e atrair uma boa quantidade de turistas para a cidade. “Um espaço natalino diferente, com programação para as crianças, espaço para os pequenos empresários venderem seus produtos. E com uma Estação das Artes completamente reformada, segura, com piso intertravado, trazendo maior segurança para todos”, disse.
Salário
Além da organização da festa, o vereador também destacou o compromisso da Prefeitura de Mossoró em pagar os servidores municipais e os terceirizados em dia. “A partir do momento que a Prefeitura paga o salário dos servidores e funcionários em dia, aquece a economia, gera emprego, porque essas famílias vão fazer a feira, pagar a conta de água, a conta da bodega. Além de trazer dignidade. Teve um tempo em que Mossoró não pagava os servidores em dia. Minha mãe era terceirizada e faleceu em 2015 sem receber 8 meses de trabalho”, disse.
Vereador Paulo Igo afirma que funcionários responsáveis
pela montagem do Estação Natal não foram pagos
Vereador afirma que denuncia circulou em áudio por grupos de Whatsapp
O vereador Paulo Igo (SD) fez uma denúncia, durante a sessão ordinária de hoje, 06, sobre uma possível falta de pagamento dos funcionários terceirizados que trabalharam na montagem do Estação Natal, realizado pela Prefeitura de Mossoró na Estação das Artes.
De acordo com o vereador, um áudio está circulando em grupos de Whatsapp afirmando que os funcionários não foram pagos. “Eu vi esses funcionários trabalhando de madrugada para montar aquele equipamento natalino. Lá está lindo e iluminado. É um absurdo que esses funcionários não tenham recebido”, disse.
Educação
O vereador também afirmou que vê com estranhamento a crítica de colegas vereadores que dizem que a educação pública do município não era eficiente nas gestões passadas. “Vocês estavam coligados aos prefeitos e prefeitas que estavam aqui e não denunciaram ao Ministério Público na época? Não fiscalizaram? Qual o papel do vereador? Muitos vereadores que estão aqui não sabem o papel que precisam desempenhar”, disse.
Saúde
Paulo Igo finalizou o discurso reclamando da falta de exames. O vereador afirmou que recebeu denuncias de que as Unidades de Pronto Atendimento não estão realizando exames simples. E que para realizar endoscopia o paciente precisa ir para Natal. “Hoje são realizadas cinco endoscopias por mês e a pessoa ainda precisa ir para Natal, antigamente eram 300 exames”. Ainda sobre a situação da saúde, o vereador convidou os demais vereadores a fiscalizar as Unidades de Pronto Atendimento e as Unidades Básicas de Saúde para constatar a situação dos locais.
Vereadora Larissa Rosado debate eventos realizados pelo município
A vereadora celebrou a realização do evento Caminhada Histórica e ressaltou pautas importantes
Na 76° sessão Ordinária do Legislativo, que aconteceu hoje (06), na Câmara Municipal de Mossoró, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) falou sobre o evento “Caminhada Histórica” que aconteceu no último sábado (03). Na ocasião, Larissa mencionou que a caminhada entrou no rol de atividades da festa de Santa Luzia, e ressaltou a importância desse resgate histórico para o evento, já que por tantos anos o povo de Mossoró homenageia tantos outros que fizeram diferença para a cidade, carregando força e resiliência para defender o povo.
“Além de ser uma aula de história, de recuperar esse contexto do sentimento libertário da cidade de Mossoró, mantém firme o legado de tantas e tantas pessoas que antes de nós fizeram história na nossa cidade, como Ana Floriano, como os resistentes ao bando de lampião”, diz. Para além do evento, a vereadora lembra aos presentes sobre a campanha do “Dezembro Vermelho” que é uma campanha internacional sobre o combate ao HIV/AIDS, e ressalta a importância dos testes e do tratamento para essas doenças nos postos de saúde.
A vereadora sugeriu que existam campanhas educativas acerca do assunto, principalmente, para o público jovem. Ao término, a parlamentar reforçou o pedido ao governo municipal para que sejam cumpridos os repasses das emendas impositivas para as instituições que dependem do cumprimento desta lei.
Vereador Omar Nogueira busca recursos para zona rural
Vereador contesta falta de assistência básica na zona rural do município
Na 76° sessão Ordinária do Legislativo, que aconteceu hoje (06), na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Omar Nogueira (Patriota) mais uma vez cobrou atenção para a zona rural do município. Segundo o parlamentar, as comunidades estão sofrendo sem assistência básica de saúde.
E não existe local de atendimento adequado para o médico da região atenderem os necessitados. O vereador disse que anteriormente os atendimentos aconteciam em um bar, e que agora, por estar com a estrutura prejudicada, estão atendendo debaixo de um pé de manga.
Omar solicitou o apoio dos vereadores para que pudessem resolver a situação. “Quando saímos pedindo voto é para trabalhar para a população”, disse.