Boletim Informativo da Câmara Municipal de Mossoró
Ozaniel Mesquita destaca 19 anos do SAMU em Mossoró
Vereador também saudou professores, alunos e servidores pelo início do ano letivo em 2024
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (5), o vereador Ozaniel Mesquita (União Brasil) destacou os 19 anos de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Mossoró. O parlamentar propôs moção de aplausos e reconhecimento ao órgão e servidores (as).
Com atendimentos iniciados dia 5 de março de 2005, na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, o Samu já passou por diversas dificuldades, segundo Ozaniel. “Mas, graças a Deus, hoje, o Samu Mossoró está completando 19 anos de existência”, complementou.
De acordo com parlamentar, o Samu 192, programa do Governo Federal presente em todo Brasil, exerce papel fundamental no salvamento de vidas na cidade de Mossoró e adjacências.
“E é com muita alegria que eu faço parte do quadro de funcionários do Samu Mossoró. Fica aqui os nossos parabéns para todos os servidores daquele local de trabalho”, afirmou o parlamentar.
Ano letivo
No mesmo pronunciamento, o vereador saudou professores, alunos e servidores da educação pelo retorno do ano letivo de 2024, ocorrido ontem (4) em escolas municipais e estaduais. Segundo o parlamentar, a educação é um direito de todos e desempenha papel crucial no desenvolvimento social.
“Na escola não apenas começamos a aprimorar habilidades e competências individuais, mas também construímos alicerces do conhecimento, valores e comportamentos. A escola é o ambiente onde os indivíduos estabelecem relações interpessoais e aprendem sobre organização da sociedade em que são inseridos”, observa Ozaniel.
Edson Carlos ressalta avanços no Assentamento Jurema
Em visita com o prefeito, vereador citou avanços em obras e ações do programa Mossoró Rural
Na sessão ordinária de hoje (5), o vereador Edson Carlos (Cidadania) destacou ações realizadas, domingo (3), em agenda com o prefeito Allyson Bezerra (União) no Assentamento Jurema, zona rural do município.
Na localidade, segundo o parlamentar, foi realizada a entrega de mudas de cajueiros aos agricultores, através do programa Mossoró Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
“Isso é um programa não só de entrega de mudas, mas que também há um acompanhamento de agrônomos e engenheiros junto aos agricultores locais”, ressaltou.
Edson Carlos também mencionou que, ainda durante a agenda, o prefeito Allyson Bezerra anunciou, para o próximo dia 18, a assinatura da ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde da comunidade.
“Todos os moradores vão ser beneficiados, tudo isso é fruto de muita luta”, complementa.
Além disso, segundo Edson, também foi feita a entrega da iluminação do campo de futebol aos moradores da localidade. “Com esse campo iluminado, os pais de família e os jovens irão ter um espaço de lazer”, frisou o parlamentar.
Raério elogia avanços na educação municipal
Vereador cita reforma de escolas e contratação de 700 auxiliares
O vereador Raério Araújo (PSD) ressaltou avanços na educação municipal em Mossoró, em discurso hoje (5) na Câmara Municipal de Mossoró.
Como exemplo, citou a recente reinauguração da Escola Municipal Senador Duarte Filho, segundo ele, há décadas aguardada pela comunidade escolar.
“Já são 35 escolas reformadas e climatizadas em Mossoró, média de mais de dez escolas por ano, coisa nunca feita na história de Mossoró”, frisou.
Raério acrescentou a contratação de 700 auxiliares para atender estudantes com necessidades especiais nas escolas municipais de Mossoró.
No mesmo pronunciamento, o parlamentar negou paralisação da obra do anel viário entre as BR-110 e 304. Assegurou que o serviço continua em andamento.
“Ao contrário da reforma do Hospital Tarcísio Maia (HRTM)”, comparou, ao lembrar da constatação disso pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Ele acrescentou pavimentação de diversas ruas em Mossoró e que, amanhã (6), o prefeito Allyson Bezerra vai lançar o Mossoró Cidade Junina 2024, com trinta dias de festa, do dia 1º a 30 de junho,
“Mais de 40 obras serão lançadas em Mossoró, como reformas de escolas, pavimentação de ruas, com piso intertravado, entre outras”, complementou.
Por fim, Raério disse ter participado, ontem, da abertura da Semana da Mulher, ação da Prefeitura de Mossoró, e parabenizou todas as mulheres de Mossoró pelo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Omar Nogueira defende reforma do estádio Nogueirão
Segundo o vereador, outros estádios foram reconstruídos no mesmo lugar
Em pronunciamento na sessão de hoje (5), o vereador Omar Nogueira (Patriota) defendeu a reforma do estádio Manoel Leonardo Nogueira, “Nogueirão”.
“O Nogueirão foi municipalizado na atual gestão, já se sabia do que o estádio precisava, mas só fala agora em permuta”, disse.
Segundo o parlamentar, Nogueirão é patrimônio dos mossoroenses. “O prefeito achou bom que a cobertura caiu, ele não tem interesse de reformar”, lamentou.
Omar Nogueira lembra que outros estádios no Brasil, como o Arena das Dunas, em Natal, e o Maracanã (RJ), foram reconstruídos no mesmo lugar.
“E por que não o Nogueirão? O prefeito enterrou o futebol de Mossoró. Prefeito, saia das redes sociais e reforme o Nogueirão”, complementou.
Educação
No mesmo pronunciamento, Omar Nogueira relatou visita que fez, hoje de manhã, à Escola Municipal Antonio da Graça Machado, no bairro Barrocas.
“Fui procurado por pais e mães de alunos, fui lá e fiquei triste com o que vi: salas de aula molhando quando chove, e calor, quando faz sol, algumas salas sem janela, ventilador sem funcionar”, contou.
O vereador disse não ser a situação culpa da diretora, professores e demais servidores da escola, mas da gestão da educação municipal.
“Ontem, os estudantes tiveram que sair mais cedo. A realidade na educação de Mossoró é bem diferente do marketing oficial”, concluiu.
Isaac da Casca cobra providências da Prefeitura
de Mossoró em sessão ordinária
Tomógrafo parado, desafios na educação e obras do anel viário em pauta
Na sessão ordinária de hoje, 05, o vereador Isaac da Casca (MDB) levantou alguns temas para cobrar do Poder Executivo: o tomógrafo do município, a situação da educação e o andamento das obras do anel viário de Mossoró.
Em relação ao tomógrafo, o vereador questionou o motivo do equipamento está parado há dois anos. “Um importante equipamento que foi adquirido pelo município e continua encaixotado. Muitos pacientes precisam realizar o exame e não podem. Muito se fala do tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia que foi adquirido pelo Governo do Estado, mas ele foi comprado no final do ano passado e já está em funcionamento. Não estou defendendo nem A nem B, estou falando a realidade”, comparou.
Sobre educação, o vereador falou sobre a dificuldade de pais e mães de crianças que possuem algum tipo de deficiência ou condição específica que necessita de auxílio para o aprendizado, e que não conseguem. “Muitas escolas municipais não têm professor auxiliar para estas crianças”, declarou. Ainda sobre educação, Isaac relatou a situação de uma Unidade de Ensino Infantil no bairro Belo Horizonte, que segundo ele, está com graves problemas estruturais.
Isaac da Casca encerrou o pronunciamento falando sobre a propaganda da Prefeitura de Mossoró em relação à construção do Anel Viário que vai ligar a BR 304 e a BR 101. “É uma obra que Mossoró precisa. Mas está se fazendo propaganda dizendo que a obra está sendo feita, quando ainda faltam laudos e autorizações ambientais emitidas pelos órgãos fiscalizadores. Ficam brincando com o imaginário da população, colocando dois tratores que estão parados”, disse.
Genilson Alves destaca promoção do turismo em Mossoró
Vereador citou retorno positivo do MCJ
O vereador Genilson Alves (Pros) destacou o potencial turístico da cidade de Mossoró, durante o pronunciamento na sessão ordinária de hoje, 05. Entre os destaques, está o Centro de Informações Turísticas instalado no aeroporto da cidade, que deve levar informações aos turistas que chegam em um dos voos.
O vereador aproveitou para ressaltar também o evento Mossoró Cidade Junina 2024 (MCJ 2024), que será lançado pela Prefeitura de Mossoró amanhã, 06 de março. “No ano passado, o evento foi muito bem organizado, a edição mais organizada de todos os tempos. A edição deste ano deve ser ainda melhor”, falou.
Genilson lembrou ainda o retorno do investimento da Prefeitura de Mossoró para a população e os cofres públicos. “A cada um real gasto, quatro reais voltam para a cidade. Além da geração de emprego, destaque positivo a nível nacional do nome da cidade, lotação de hotéis, promoção do lazer e valorização da nossa cultura”.
Educação
Aproveitando o início das aulas na rede pública municipal, o vereador lembrou dos investimentos da Prefeitura de Mossoró na educação. “Nestes últimos anos escolas foram reformadas, construídas, equipamentos importantes instalados. Ações que trouxeram dignidade e conforto aos estudantes e profissionais da educação, como a instalação de ar condicionado nas salas, para uma cidade quente como Mossoró, uma atitude que traz mais dignidade ao estudante”.
Fotos – sessão ordinária 05 de março de 2023
** SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS