Hemocentro Mossoró volta a registrar queda no número de doadores e precisa repor seu estoque

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró voltou a registrar queda no número diário de doadores. Contexto semelhante já havia sido enfrentado em 2020, durante a primeira onda da pandemia do novo coronavírus. Agora, com o novo aumento no número de casos, hospitalizações e óbitos decorrentes da Covid-19, a unidade está com o seu estoque em situação preocupante.

“Nós estamos enfrentando mais uma vez essa dificuldade, devido a essa nova onda da pandemia. Como as restrições estão maiores, os casos se multiplicando rapidamente, consequentemente a demanda cresce nos hospitais e há uma diminuição nas doações”, pontuou a assistente social do Hemocentro, Lenita Helena, em conversa com a reportagem da RÁDIO RURAL DE MOSSORÓ na manhã desta terça-feira, 9.

A assistente social revelou que atualmente a média diária de doadores é de 30 pessoas, quando o ideal, para manter o estoque equilibrado, é de 50. “O ideal é que tenhamos entre mil e 1,2 mil bolsas de sangue por mês, para isso são necessários 50 doadores aptos por dia. Normalmente, recebemos entre 70 e 80 pessoas diariamente aqui na unidade, mas nem todas são considerados aptos. Hoje, o número médio de doadores caiu para 30”, reforçou.

Lenita Helena destaca ainda os tipos sanguíneos com maior necessidade no momento. “As maiores dificuldades hoje dizem respeito aos sangues dos tipos AB+, A+, A- e O-, ou seja, praticamente todos. Pedimos às pessoas que estejam saudáveis, que possam doar, que compareçam ao Hemocentro. A doação salva vidas. Essas bolsas são utilizadas em pacientes, por exemplo, que passam por cirurgias cardíacas e oncológicas. Nós não podemos parar”, frisou, afirmando que o Hemocentro tem adotado todos os protocolos de biossegurança na prevenção à Covid-19.

O Hemocentro Mossoró está localizado vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e funciona de segunda a sábado, sendo que de segunda a sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 17h.

QUEM PODE DOAR

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Por: Blog Maricelio Almeida

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *