Na Semana Mundial da Água, IGARN realiza terceiro dia de programação em várias partes do Estado nesta quarta-feira (20)
Dentro da série de ações que vêm sendo realizadas nesta semana para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), realizou nesta quarta-feira (20), em Assú, o evento “Água é Vida”, no Campus da UERN, com a realização de palestras e atrações culturais voltadas a estudantes das escolas públicas locais.
Paulo Sidney, diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte – IGARN), ministrou a palestra “Gestão da Água no Semiárido Potiguar e os Comitês de Bacias”; a professora Andreza Tacyana Felix Carvalho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abordou a temática “Águas no Rio Grande do Norte e as Mudanças Climáticas” e o professor Filipe da Silva Peixoto, também da UERN falou sobre “Risco de Contaminação dos Aquíferos Potiguares”.
“Nós tivemos ontem eventos em Mossoró; tivemos no Seridó, na UFRN, com um público bastante expressivo. Hoje estamos em Assú, ao mesmo tempo que está acontecendo em Apodi, no campus do IFRN, enfim, vários pontos do estado. Aqui especificamente, discutimos um pouco a gestão dos recursos hídricos feitos pelo estado, o olhar da universidade, das organizações da sociedade civil. Aqui nós temos um grande polo produtivo, a água é muito utilizada para as atividades produtivas. É aqui que está situada boa parte da Armando Ribeiro Gonçalves, que é o nosso maior reservatório”, comentou Paulo Sidney durante o evento.
Hoje, além das atividades em Assú, foi ministrada em Apodi, a “Oficina Territorial de Educação Ambiental Sertão/Apodi”, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); a mesa-redonda “O Monitor de Secas: Como a escassez de água nos move?”, no auditório da Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO), em Currais Novos; a “Mesa de diálogo: A água como direito humano nos une no abastecimento, no esgotamento e na drenagem em Nova Barra de Santana”, em Nova Barra de Santana, em Jucurutu e a “Avaliação sobre os níveis de eutrofização dos principais reservatórios artificiais e lagoas (Programa Água Azul e Qualiágua), em formato online.
“Estamos convictos de que propor a Semana Mundial da Água descentralizada, acontecendo em todo o estado, coordenada por diversos atores e parceiros, foi uma decisão acertadíssima. Nós vamos poder fazer esse balanço melhor ao final da semana, quando teremos as listas de participação de presenças, mas ter o estado todo discutindo a importância da água, seja para a manutenção da vida, seja como um recurso que precisa ser preservado, que precisa ser bem gerido e monitorado, estamos convencidos de que estamos alcançando esse propósito”,celebra o diretor.
OUTRAS ATIVIDADES
A programação da Semana Mundial da Água segue nesta quinta (21) com a “Oficina Territorial de Educação Ambiental do Alto Oeste”, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros. Em Extremoz, no rio Ceará-mirim, próximo a ponte, será realizado o Plantio de Mudas, às 8h. Na Aldeia Guajirú, também em Extremoz, ocorrerá o lançamento do documentário do CBH do Rio Ceará-Mirim, às 9h; e a mesa redonda “Água e comunidade: direitos e responsabilidades no rio Ceará-Mirim” às 10h30. Na sede da Caern em Natal, será realizado, às 8h, o Circuito das Águas, para estudantes da rede estadual.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Ponto alto da programação, a celebração do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22, terá também extensa programação no Estado, iniciando às 7h30, na praça Carlota Elisa, em Baía Formosa, com a caminhada “Água nos une, o clima nos move”, onde também acontecerá um mutirão de limpeza da praia.
No auditório do Parque das Dunas será realizado um Mapeamento da APP da Bacia do Rio Pitimbu, às 14h, além da cerimônia de encerramento com a premiação do concurso “Inovação das Águas Potiguares”, às 15h30; a mesa de diálogo, “Justiça climática em tempo de crise socioambiental”, acontecerá às 16h, no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências da UFRN e a Mesa de diálogo: “Água, saneamento e mudanças climáticas na complexidade da metrópole”, às 19h, no auditório da Biblioteca Zila Mamede, na UFRN.
O fechamento das ações da Semana Mundial da Água 2024 contará com a Corrida das Águas realizada pela Caern com largadas às 16h, na Associação dos Servidores da Caern.
Todas as atividades são ações conjuntas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), juntamente com comitês de bacia hidrográfica dos rios Ceará-Mirim, Pitimbu, Apodi-Mossoró e Piancó-Piranhas-Açu.
Foto: Carlos Costa
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM
Núcleo Regional de Imprensa – Mossoró
** SIGA O INSTAGRAM DO @RNEMFATOS