No primeiro domingo com toque de recolher integral RN registra 55,4% de isolamento social, sendo a maior taxa do Brasil
Basta ver o resultado do primeiro domingo de toque de recolher integral, no Rio Grande do Norte, para saber que a medida é importante para o momento. O RN alcançou uma taxa de 55,4% de isolamento social. Esse foi o maior percentual registrado entre os estados brasileiros neste domingo (7) e o terceiro maior no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia.
Depois do RN, vem o vizinho estado do Ceará, que ficou com o segundo maior índice de isolamento social com 54,75%, seguido de Roraima com 53,75% e Rondônia com 53,03%. Os menores percentuais foram registrados no Mato Grosso do Sul (42,63%), Paraíba, 45,09% e Maranhão (45,22%). Os dados são da empresa de tecnologia In Loco, que faz um acompanhamento nacional sobre o assunto.
Na última sexta (5), quando o governo do RN decretou toque de recolher das 20h às 6h de segunda à sábado e o dia todo aos domingos, muita gente torceu o nariz para a medida, achando que, o toque de recolher integral aos domingos não surtiria efeito. No entanto mesmo o decreto estadual não tendo sido seguido pela Prefeitura de Natal que permitiu o funcionamento de bares e restaurantes até às 21h em todos os dias da semana, houve redução de pessoas as ruas.
Apesar do decreto municipal, muitos bares e restaurante não abriram neste domingo (7) na capital potiguar. Com as barracas fechadas, as praias também ficaram vazias durante todo o fim de semana.
De acordo com o levantamento da empresa de tecnologia In Loco, esse é um dos três maiores percentuais de isolamento do RN desde o início da pandemia. O maior índice foi registrado em 22 de março de 2020, quando o estado alcançou 57,7% de isolamento social. Em 29 de março de 2020 o estado chegou a 56,6% de isolamento, o segundo maior registro durante a pandemia no RN.
O toque de recolher foi adotado pelo governo do RN após vários dias de superlotação nos hospitais. O estado passa por um aumento de casos e pressão por leitos de Covid-19. Nesta segunda (8), segundo o portal Regula RN, 82 pessoas estavam na fila por um leito de UTI na rede pública. A rede privada, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está com 100% de ocupação dos leitos de UTI.
O Rio Grande do Norte registrou até o último domingo (7) 172.283 casos confirmados de Covid-19 e 3.734 mortes pela doença.