Protestos contra e a favor do atual governo, marcam o Dia da Independência no RN

Protestos contra e a favor do atual governo, marcam o Dia da Independência no RN

O feriado de 7 de setembro que marca a Independência do Brasil, foi marado por inúmeros eventos de protesto e a favor do Governo de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte, a exemplo do que ocorreu em todo o país.

Manifestações lideradas por grupos de esquerda, formados por movimentos sociais e lideranças políticas também foram para a rua prostetsr com o atual governo de jair Bolsonaro(sem partido).

No “Grito dos Excluídos”, milhares de pessoas participaram de manifestações contrárias a atual gestão do Governo Federal e com críticas ao presidente Jair Bolsonaro. O movimento acontece no Brasil desde 1995 e em Natal não era registrado desde 2011. O protesto foi pautado no aumento da inflação e defesa da vacinação

Em Natal o ato foi iniciado ás 9h na Praça das Flores, em Petrópolis, zona Leste de Natal, e reuniu simpatizantes, grupos e causas sociais de Natal e da Grande Natal.

Os participantes portavam bandeiras e faixas com palavras de ordem como “Fora Bolsonaro”, “Ditadura nunca mais”, além de frases em defesa do emprego e da vacinação em massa, os protestantes utilizaram um carro de som e dividiam as falas entre si. Às 10h, o grupo saiu em caminhada pela Ladeira do Sol e foi em direção à avenida Café Filho (Praia do Meio), onde se dispersou por volta das 11h30.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (CUT/RN), Eliane Bandeira, a atividade foi “vitoriosa” dado o contexto político do país.

“A conjuntura atual política do país “forçou” os movimentos sociais de Natal e Grande Natal a irem às ruas para protestar contra o momento do país. Viemos nos posicionar contra a caristia, o aumento do combustível, gás de cozinha, a fome e a falta de políticas que atendam essa população que está à margem da sociedade. É um momento de ocupar às ruas, de dizer não a esse desgoverno e a todas essas políticas que só têm trazido retirada de direitos e piorado a vida do povo brasileiro. Hoje a rua é dos excluídos”, comentou Eliane Bandeira.

Para o Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande do Norte, Celino Bezerra, o ato do “Grito dos Excluídos” é uma “resistência”.

“Quando nos reafirmamos de estar nesse dia da independência, a independência do outro lado de forma classista está aqui, com o povo oprimido, que luta por terra, por teto. Nossa resistência continua. Além da implementação e convicção do neoliberalismo, tem algo maior que ninguém esperava, do campo político e do centrão, que é o fascismo. Esse governo representa essas teses”, disse.

Os grupos cobram a saída do presidente Jair Bolsonaro  e promovem críticas à gestão da pandemia de coronavírus no país.

Mobilização a favor de Bolsonaro defende destituição do STF

07/09/2021 – NATAL – Ato em Pró-Bolsonaro na Praça Cívica nesse feriado de 7 de Setembro – Foto: Alex Régis/ Tribuna do Norte

Milhares de manifestantes atenderam à convocação do presidente e saíram às ruas em carreatas e motociatas para defender pautas como a destituição de ministros do STF, intervenção militar, voto impresso auditável e o Governo do Presidente. Os principais atos foram realizados em Natal e Mossoró.

Na capital do RN, os eventos tiveram inicio na zona Norte de Natal e se concentraram numa manifestação na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), no bairro de Petrópolis, para onde se dirigiram outras carreatas oriundas de cidades da Grande Natal. A Polícia Militar não estimou a quantidade de pessoas presentes.

Os participantes contaram com apoio de carros de som, e utilizaram bandeiras, faixas, cartazes, e se vestiram com roupas verde, azul e amarela,

Alguns cartazes ironizavam os adversários políticos do presidente, como o ex-presidente Lula (PT), que deve disputar as eleições de 2022 contra a reeleição de Bolsonaro.

Grupos formados por representantes de igrejas evangélicas também estiveram presentes.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *