Boletim informativo da Câmara Municipal de Mossoró
Câmara denomina UBS do Carnaubal de Raimundo Nonato da Silva
Projeto do vereador Isaac da Casca homenageia servidor público
O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (19), por unanimidade, o Projeto de Lei 30/2022, de autoria do vereador Isaac da Casca (MDB), que denomina de Raimundo Nonato da Silva a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caic do bairro Carnaubal.
Raimundo Nonato da Silva (1969/2020) foi funcionário público estadual no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM) e no Hemocentro de Mossoró, além de servidor municipal. Trabalhou na UBS Caic Carnaubal por mais de uma década.
“Suas características mais marcantes eram a inteligência, o bom humor e trato com as pessoas. Quem conheceu a pessoa de Raimundo, conheceu um homem inteligente, altruísta, íntegro e dono de um coração nobre e de bom humor contagiante”, destaca Isaac da Casca.
Segundo o autor a homenagem, a aprovação do projeto é mais um reconhecimento à trajetória humana e profissional de Raimundo Nonato da Silva e faz jus à imensa folha de serviços prestados dele. “Agradeço aos colegas vereadores e vereadoras pelos votos favoráveis ao projeto”, diz Isaac.
Genilson destaca diferencial na organização do MCJ 2022
Vereador destaca diálogo e responsabilidade na preparação do evento
O vereador Genilson Alves (Pros) destacou o caráter participativo da organização do Mossoró Cidade Junina 2022, em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (19).
“Diferentemente de outras edições, o planejamento vem sendo feito de forma coletiva, envolvendo diversos segmentos, dando oportunidade para quem não era ouvido participar das decisões”, destaca.
A primeira etapa do trabalho, segundo ele, foi abertura de diálogo com artistas e barraqueiros, por exemplo. Já a segunda fase envolveu entidades de classe, como CDL e Sindilojas.
“O Mossoró Cidade Junina 2022 promete ser o maior da história, e será realizado com responsabilidade fiscal: salários em dia e pagos dentro do mês, Previ e servidores terceirizados em dia”, exemplificou.
Genilson Alves também enalteceu a conquista de direitos há tempos aguardados pelo servidor público, como a progressão funcional de 888 servidores, publicadas na última semana.
“Portanto, teremos Mossoró Cidade Junina em 2022, realizado pela Prefeitura de forma responsável, num evento que beneficiará a economia e a cultura de todo o município”, frisa.
Homofobia: Pablo Aires protesta contra crimes e pede Justiça
Vereador lamentou assassinato do bacharel em Direito Eliel Ferreira
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (19), o vereador Pablo Aires (PSB) alertou para crimes de homofobia. Como exemplo dessa forma de violência, ele lamentou o assassinato do bacharel em Direito Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, no último dia 9, em Mossoró.
“Eliel foi morto porque era Eliel. O atentado contra Eliel e seu namorado, e faço questão de dizer, namorado, foi ‘só mais um’ dentre esse tipo de atentado que acontece a cada 16 horas no Brasil, isso é, dos que acabam em morte”, denunciou o parlamentar, na tribuna do plenário.
Segundo o vereador, o que aconteceu com Eliel e seu namorado tem nome: homofobia. “A morte de Eliel deve ser observada em contexto; não foi somente um crime contra uma pessoa, mas contra um grupo, uma crença, um modo de vida. Esse caso é reflexo da sociedade que a gente vive”, disse.
Acrescentou que a vida curta de Eliel é realidade que a comunidade LGBTQ+ é obrigada a enfrentar e que, na mão do assassino, pesam milhares de outras que reforçam o preconceito.
“Muitos desses atentados nos matam de outras formas. Matam outras coisas. Matam nossos relacionamentos, nossa vontade de viver, nossa liberdade e a paz das nossas famílias”, alertou.
Em mais um festo de solidariedade, Pablo Aires solicitou Moção de Pesar pela morte de Eliel Ferreira, aprovada por unanimidade. “A vida de Eliel enquanto pessoa LGBT era resistência política, e sua luta, sua vida e sua história continuarão presentes nas lutas, nas vidas e nas histórias de todos nós. Que Deus conforte sua família, seus amigos e seu namorado, e que a justiça seja feita”, concluiu.
Vereador Paulo Igo cobra celeridade nos serviços de infraestrutura para Mossoró
Vereador fez visita a bairros e conversou com a população
Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Paulo Igo (SD) fez um relato sobre visitas que fez em bairros de Mossoró. De acordo com o parlamentar, falta limpeza nas ruas e infraestrutura nas calçadas e vias da cidade. “A população está sofrendo e cobra limpeza e iluminação. Fiquei triste com a cena que vi no bairro Paredões, próximo ao centro da Cidade, com porcos no meio da rua revirando lixo”, afirmou.
Paulo Igo relatou ainda que não é recebido pelo secretário de infraestrutura de Mossoró, quando procura informações sobre as obras planejadas para a cidade. “O secretário não me recebe, por quê? Por que sou do bloco independente?”, questionou.
Paulo Igo finalizou o discurso afirmando que continuará cobrando melhorias para a cidade. “Não estamos aqui para elogiar. Nosso trabalho é cobrar e fiscalizar como os recursos estão sendo utilizados. Sabemos que dinheiro tem”, disse.
Vereador Omar Nogueira questiona cobrança por peixe popular
Vereador afirma que a Prefeitura deveria ter doado o produto e não comercializado
Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Omar Nogueira (Patriota) questionou a venda do peixe popular na Semana Santa, em Mossoró. Para o parlamentar, prefeituras de cidades menores que Mossoró doaram os peixes para as famílias carentes e Mossoró deveria ter seguido este exemplo.
“Mossoró tinha condições de doar o peixe para as famílias carentes. Não achei nada barato o peixe a dez reais para famílias tão sofridas e pais de família que sofreram muito durante a pandemia. Na nossa comunidade tem muita gente passando necessidade”, afirmou Omar.
Infraestrutura
O vereador cobrou também celeridade nas obras de pavimentação da cidade. “A demora nas obras está trazendo transtorno para a população. Um exemplo é o cruzamento da Loja Riachuelo e da rua Orlando Dantas”, afirmou.
Lucas das Malhas fala sobre Calçadão que irá beneficiar ambulantes no centro da cidade
Vereador fala sobre venda do peixe e assistência aos camelôs
Duas ações recentes com a assinatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), mereceram destaque no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Os temas foram levantados pelo vereador Lucas das Malhas (MDB) na sessão ordinária da terça-feira, 19, tratando da venda do peixe a preços populares, durante a Semana Santa e, na sequência, falando de uma discussão antiga relacionada a uma melhor acomodação dos camelôs que atuam no centro comercial de Mossoró.
O antigo problema que atinge comerciantes e consumidores, que parecia esquecido, voltou à pauta de discussão. A presença dos vendedores ambulantes, os conhecidos camelôs, no centro de Mossoró. O debate faz parte do noticiário de rádios e, no passado, dos jornais da cidade, devido a sua importância nos quesitos econômicos do município e até de sobrevivência das pessoas envolvidas. A nova proposta é de criação do – Calçadão dos Camelôs.
Uma situação que se arrasta por vários anos, embora uma solução para o caso seja urgente. “Na última semana, o prefeito recebeu representantes da categoria e comerciantes. Um plano foi apresentado para que se crie uma espécie de calçadão ao lado do Mercado Central e alguns camelôs mostraram satisfação com o projeto e aguardam a sua concretização”, comentou Lucas. Entendem as partes envolvidas que a nova área irá facilitar o acesso ao consumidor e melhorar as condições de trabalho dos ambulantes que precisam garantir o sustento de suas famílias.
Peixe popular
O preço do peixe na Semana Santa com valores mais acessíveis foi o tema que fechou o pronunciamento do vereador. “O prefeito Allyson sensível a situação de dificuldade financeira do momento, proporcionou a venda de peixe de boa qualidade e com valor de apenas dez reais, beneficiando as famílias carentes”, comentou. De acordo com Lucas das Malhas, o restante do valor foi custeado pela Prefeitura de Mossoró.
O vereador aproveitou para parabenizar também o ex-vereador Alex do Frango, hoje diretor do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (Afim), pela forma correta como conduziu a distribuição nos pontos de venda. Lucas disse, ainda, que foi até um dos locais de venda no São Manoel e confirmou a satisfação das pessoas beneficiadas por essa ação que havia sumido de Mossoró nos últimos anos.
Raério Araújo volta a criticar descaso do governo estadual com Mossoró
Vereador elogia programa de venda de peixe na Semana Santa
Preocupado com o descaso nas áreas da segurança, saúde e os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o vereador Raério Araújo (PSB) voltou a criticar a falta de atenção do Governo Estadual com a cidade de Mossoró. No entendimento do parlamentar municipal, falta um programa que atenda às necessidades de Mossoró e até mesmo da região Oeste.
Lembrou que seu colega vereador Pablo Aires (PSB) questionou a falta de segurança em seu pronunciamento. “Faz tempo que eu venho cobrando por mais segurança e hoje não podemos ir a uma praia sem colocar um muro alto. Arrastões são registrados quase todos os dias, até a arma de um policial foi tomada”, citou Raério. Apesar de todo esse quadro, o vereador fez questão de parabenizar os policiais que, mesmo sem condições, continuam trabalhando.
Como falar em segurança em um Estado, acrescenta Raério, que praticamente não tem policiais por falta de concurso público. “O Governo do Rio Grande do Norte é um desgoverno”, resumiu. O vereador seguiu com sua fala citando ainda a educação que, apesar de dois anos sem aula presencial, retornou sem colocar à disposição dos estudantes o ônibus escolar. É o mesmo quadro de descaso encontrado na área da saúde. “É uma situação pior, pois não tem onde se fazer um procedimento em Mossoró. Ouvi no rádio que não precisa sair de Mossoró para fazer eletiva, e na realidade é preciso sair e se consultar em Apodi para, só depois, conseguir uma cirurgia”, concluiu.
Sobre os serviços da Caern prestados em Mossoró, o vereador Raério Araújo aproveitou para fazer um apelo. “Aqui tem várias bancadas. É bancada do governo, oposição, bancada de Carlos Augusto e bancada do Governo Estadual. Espero que os pedidos feitos em audiência pública cheguem ao governo”, cobrou. Entre os serviços deficitários citou a Caern. Lembrou da promessa de renovação da tubulação em parte do São Manoel que não aconteceu. Mesmo assim, segundo Raério, quando algo é providenciado pela Caern, essa acaba usando manilhas que não suportam a pressão da água e acabam rompendo.
Peixe popular
A exemplo do que fizeram outros vereadores na sessão da terça-feira, 19, o vereador Raério Araújo também destacou a retomada do projeto, agora denominado de “Peixe Popular”. Programa que envolveu quarenta pessoas trabalhando na venda do produto a preços populares durante o período da Semana Santa. “Vamos agradecer pelas 22 toneladas disponibilizadas que devem aumentar nos próximos anos”, destacou.
Raério aproveitou para destacar que o programa foi um pedido do vereador Zé Peixeiro e colocado em prática pelo prefeito Allyson Bezerra. Usando da palavra o vereador Zé Peixeiro lembrou que essa venda já chegou a quantia de 50 toneladas, espera-se que no próximo ano melhore. O edil manifestou confiança que a tendência é aumentar a quantidade com a manutenção do programa.
Sessão ordinária – 19 de abril de 2022
Assessoria de Comunicação