Bolsonaro, pede demissão do presidente do Banco do Brasil, André Brandão
A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou na quinta-feira (14) que o presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a demissão do presidente do Banco do Brasil, André Brandão.
De acordo com a secretaria, não há comunicado oficial da demissão porque o Guedes está tentando reverter a situação.
O pedido de desligamento foi motivado pelo anúncio de fechamento de aproximadamente 200 agências e do plano de reestruturação no qual está previsto um programa de demissão voluntária para cortar 5 mil vagas. Bolsonaro não está de acordo com as medidas.
Hoje, o Banco do Brasil informou ao mercado que não recebeu qualquer comunicação formal por parte do governo federal sobre decisão a respeito da demissão da instituição.
Segundo o blog de Valdo Cruz, um auxiliar presidencial afirmou que Bolsonaro pressiona para a suspensão ou adiamento do plano, a fim de evitar influência nas eleições dos presidentes da Câmara e Senado. De acordo com o blog, parlamentares estão reclamando do fechamento de agências em suas bases eleitorais.
André Brandão foi empossado como presidente do banco em setembro de 2020, egresso do grupo HSBC. Ele atua no mercado financeiro há mais de 20 anos.
Fonte: G1