Empresários do Trade turístico preparam roteiro para exploração da costa branca
Em uma ação inédita, empresários do trade turístico se reuniram na na sede da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).
Com o objetivo de criar uma rota oficial para exploração do destino turístico da Costa Branca, nos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue, empresários mossoroenses, que atuam na atividade do turismo com agências de viagens, receptivo, passeios, entretenimento e áudio visual, se reuniram na sede da ACIM para articular a ação de visitas aos municípios citados.
A partir desta terça-feira, empresários do trade turístico da denominada Costa Branca, serão contatados, para que no próximo dia 17 de fevereiro, após o período carnavalesco, recebam a visita da comitiva.
A intenção é envolver os equipamentos turísticos que se encontram aptos a ser inseridos no roteiro turístico que será elaborado pelo grupo de investidores.
Serão visitados, além dos equipamentos (hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, etc.) e dos prestadores de serviços (passeios de barco, balsa e catamarãs, buggy, 4×4, asa delta, kite surf e parapente), também os principais pontos turísticos da região, que serão avaliados quanto à sua estrutura receptiva e sua condição de receber o visitante turista, advindos de Mossoró (principal emissor para a Costa Branca) bem como, de outros municípios como as capitais nordestinas: Natal, Fortaleza/CE e Recife/PE, que estão interligadas com Mossoró (como portão de entrada) por via aérea, com voos regulares das companhias Azul e Passaredo/Latam.
Liderados pelo Consultor de Turismo e Eventos, Oberi Penha, a equipe empreenderá viagem no próximo dia 17/02 (sábado) para elaboração deste roteiro, levando ainda projetos da área de Áudio Visual para produção de um vídeo institucional para promoção da rota Costa Branca.
Esta ação é desdobramento da vinda, em novembro de 2022, de agentes de viagens à Costa Branca, em uma ação promovida pela Associação Brasileira de agências de Viagens (ABAV/RN), Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A. (EMPROTUR), Azul Linhas Aéreas e o SEBRAE/RN.
Na oportunidade, cerca de 40 agentes de viagens visitaram a Costa Branca, onde durante 4 dias conheceram o potencial turístico da região liderada por Mossoró, que também foi incluída no passeio.
Ao final, todos os representantes das principais agencias de Natal saíram encantados com o que viram, prometendo dar início à inclusão da Costa Branca em seus roteiros de viagens.
À época a presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira, que também é administradora de uma das maiores agências de viagens de Natal, se comprometeu a explorar a região, desde que fosse apresentado um roteiro exequível da Costa Branca, para que os agentes de viagens pudessem oferecer aos seus clientes.
Declaração sobre a costa branca
Ronildo Medeiros: Produtora de áudio e vídeo
A Costa Branca é de uma beleza ímpar, e é a razão da necessidade de se produzir um vídeo institucional com foco nos principais pontos turísticos e com a participação do setor privado, com a inserção de equipamentos turísticos do setor de hospedagem e alimentação. A região oferece condições para receber o turista, mas é importante que possamos mostrar isto às agencias e operadoras de viagens, através de um projeto audiovisual que promova de forma correta os atrativos da Costa Branca.
Thiago Alves: transporte/Buggys
Recebo constantemente turistas de várias regiões do país, e já sabemos do que os mesmos gostam de explorar. As dunas do Rosado, em Porto do Mangue, é um dos lugares mais procurados, porém, infelizmente ainda hoje encontramos dificuldade de acesso e de uma rota definida para acesso às mesmas, como ocorrem, por exemplo, nas dunas de Genipabu e nos lençóis maranhenses. Também enxergamos o Cajueiro de Grossos como um grande atrativo, mas que requer maior investimento pelo poder público para sua exploração. Espero que esta ação do dia 17, sensibilizem os gestores para melhorar a infraestrutura de visitações a estes pontos turísticos.
Oberi Penha – Consultor/Agencia receptiva
Há mais de 20 anos lutamos para que a Costa Branca possa efetivamente se tornar um destino turístico, agora o cenário mostra-se alvissareiro com o interesse de grandes empresas como a ABAV/RN e a Foco Operadora de Turismo. Cabe-nos arregaçar as mangas e desenvolver um roteiro que se torne oficial e que seja de fato explorado. Está mais que na hora dos gestores públicos destes 4 municípios do litoral entender que, apesar da existência de outras atividades econômicas, como a produção de sal e da pesca, por exemplo, o Turismo tem que ser entendido como a principal delas.