Empresários do Trade turístico preparam roteiro para exploração da costa branca

Empresários do Trade turístico preparam roteiro para exploração da costa branca

Em uma ação inédita, empresários do trade turístico se reuniram na na sede da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM).

Com o objetivo de criar uma rota oficial para exploração do destino turístico da Costa Branca, nos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue, empresários mossoroenses, que atuam na atividade do turismo com agências de viagens, receptivo, passeios, entretenimento e áudio visual, se reuniram na sede da ACIM para articular a ação de visitas aos municípios citados.

A partir desta terça-feira, empresários do trade turístico da denominada Costa Branca, serão contatados, para que no próximo dia 17 de fevereiro, após o período carnavalesco, recebam a visita da comitiva.

A intenção é envolver os equipamentos turísticos que se encontram aptos a ser inseridos no roteiro turístico que será elaborado pelo grupo de investidores.

Serão visitados, além dos equipamentos (hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, etc.) e dos prestadores de serviços (passeios de barco,  balsa e catamarãs, buggy, 4×4, asa delta, kite surf e parapente), também os principais pontos turísticos da região, que serão avaliados quanto à sua estrutura receptiva e sua condição de receber o visitante turista, advindos de Mossoró (principal emissor para a Costa Branca) bem como, de outros municípios como as capitais nordestinas: Natal, Fortaleza/CE e Recife/PE, que estão interligadas com Mossoró (como portão de entrada) por via aérea, com voos regulares das companhias Azul e Passaredo/Latam.

Liderados pelo Consultor de Turismo e Eventos, Oberi Penha, a equipe empreenderá viagem no próximo dia 17/02 (sábado) para elaboração deste roteiro, levando ainda projetos da área de Áudio Visual para produção de um vídeo institucional para promoção da rota Costa Branca.

Esta ação é desdobramento da vinda, em novembro de 2022, de agentes de viagens à Costa Branca, em uma ação promovida pela Associação Brasileira de agências de Viagens (ABAV/RN), Secretaria de Estado do Turismo (SETUR/RN), Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A. (EMPROTUR), Azul Linhas Aéreas e o SEBRAE/RN.

Na oportunidade, cerca de 40 agentes de viagens visitaram a Costa Branca, onde durante 4 dias conheceram o potencial turístico da região liderada por Mossoró, que também foi incluída no passeio.

Ao final, todos os representantes das principais agencias de Natal saíram encantados com o que viram, prometendo dar início à inclusão da Costa Branca em seus roteiros de viagens.

À época a presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira, que também é administradora de uma das maiores agências de viagens de Natal, se comprometeu a explorar a região, desde que fosse apresentado um roteiro exequível da Costa Branca, para que os agentes de viagens pudessem oferecer aos seus clientes.

Declaração sobre a costa branca

Ronildo Medeiros: Produtora de áudio e vídeo

A Costa Branca é de uma beleza ímpar, e é a razão da necessidade de se produzir um vídeo institucional com foco nos principais pontos turísticos e com a participação do setor privado, com a inserção de equipamentos turísticos do setor de hospedagem e alimentação. A região oferece condições para receber o turista, mas é importante que possamos mostrar isto às agencias e operadoras de viagens, através de um projeto audiovisual que promova de forma correta os atrativos da Costa Branca.

Thiago Alves: transporte/Buggys

Recebo constantemente turistas de várias regiões do país, e já sabemos do que os mesmos gostam de explorar. As dunas do Rosado, em Porto do Mangue, é um dos lugares mais procurados, porém, infelizmente ainda hoje encontramos dificuldade de acesso e de uma rota definida para acesso às mesmas, como ocorrem, por exemplo, nas dunas de Genipabu e nos lençóis maranhenses. Também enxergamos o Cajueiro de Grossos como um grande atrativo, mas que requer maior investimento pelo poder público para sua exploração. Espero que esta ação do dia 17, sensibilizem os gestores para melhorar a infraestrutura de visitações a estes pontos turísticos.

Oberi Penha – Consultor/Agencia receptiva

Há mais de 20 anos lutamos para que a Costa Branca possa efetivamente se tornar um destino turístico, agora o cenário mostra-se alvissareiro com o interesse de grandes empresas como a ABAV/RN e a Foco Operadora de Turismo. Cabe-nos arregaçar as mangas e desenvolver um roteiro que se torne oficial e que seja de fato explorado. Está mais que na hora dos gestores públicos destes 4 municípios do litoral entender que, apesar da existência de outras atividades econômicas, como a produção de sal e da pesca,  por exemplo, o Turismo tem que ser entendido como a principal delas.

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