Mossoró convention e visitors bureau
O Mossoró Convention & Visitors Bureau, entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região, mobilizou entidades de classes e empresários para apresentação do novo administrador do aeroporto de Mossoró.
A reunião ocorreu na noite desta quinta-feira, 25, na sede da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL Mossoró) e contou com um número expressivo de participantes.
O novo gestor da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária -INFRAERO, para o Aeroporto de Mossoró, Roger Lara, esteve acompanhado do representante designado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN), Glênio Andrade, e foi recebido pelos presidentes do Mossoró Convention, Rutilo Coelho e do CDL, Stenio Max.
O presidente do Mossoró Convention fez um a breve explanação sobre a história de luta da classe empresarial de Mossoró, em defesa do funcionamento do Aeroporto, tendo em seguida, na oportunidade, Roger Lara, que substituiu o superintende anterior, Anderson Luiz Nascimento, que foi transferido para o Rio de Janeiro, apresentado diversas ações em andamento no aeroporto, como reforma na estrutura física e operacional, além do trabalho que vem sendo executado que visa qualificar o aeroporto do ponto de vista técnico, para recebimento de aeronaves de grande porte que viria atrair novas companhias aéreas, citando a gol linhas aéreas que já manifestou o desejo de operar no aeroporto mossoroense, considerando a atuação da INFRAERO como gestor do terminal aeroportuário da segunda maior cidade do Estado.
Outro aspecto abordado pelo novo superintendente se refere ao processo licitatório que vai possibilitar a exploração comercial dos ambientes do aeroporto e atração de investimentos como farmácias, estacionamento, restaurantes, empresas de receptivo, centro comerciais, ente outros. Também foi discutido a possibilidade, uma vez havendo interesse do setor, de que transportes de cargas, citando o setor da fruticultura tropical, em razão da pujança do setor agrícola que é muito forte na região, tendo
o melão como carro chefe das exportações e que hoje realiza uma verdadeira odisseia para fazer o produto, por via terrestre e marítima, chegar à Europa, Reino Unido, Asia e Estados Unidos.
Roger Lara pediu o apoio do CDL e do Mossoró Convention, para realizar reunião com o setor do agronegócio, que tem a COEX como entidade representativa.
O turismo também entrou na pauta como sendo uma atividade que em muito teria contribuir no desenvolvimento do aeroporto, citando que por ser de outra região e pelo pouco tempo que aqui estava (desde 03 de maio) não havia ainda se programado para fazer um tour pela região da Costa Branca, que tem tanto ouvido falar.
Por fim, o representante da INFRAERO informou que a parceria com o governo do Estado, com o qual mantém contrato para administrar o aeroporto Dix-Sept Rosado, tem sido positiva e deverá prosperar ainda mais, diante dos entendimentos existentes com a Secretaria de Infraestrutura, que visam a aquisição de equipamentos para melhoria do aeroporto.
Gargalos como a invasão urbana na área do aeroporto, a questão de animais nas cabeceiras, a falta de segurança, e aves sobrevoando o perímetro de segurança, foram externadas com preocupação pelo administrador.
Com grande participação de entidades e empresários, mobilizados pelo Convention Bureau, foram feitos diversos questionamentos, quanto a limpeza da área do aeroporto, ideias como Mossoró sediar um oficina de manutenção de aeronaves que hoje só existente no Estado de Alagoas, vez que por sua localização estratégica Mossoró convergiria melhor o deslocamento de aeronaves na região Nordeste, e, questionamentos quanto a rota do voos operados pela Azul, que ao olhar dos empresários, presentes seria melhor nascendo em Fortaleza pela manhã, fazendo escala em Mossoró, natal e Recife, retornado ao final do dia, entre outras indagações.
Na oportunidade, o presidente do CDL apresentou aos presentes o projeto da Convenção Estadual lojista, que Mossoró vai sediar de 22ª 24 de junho próximo.
Estiveram representados na reunião a anfitriã CDL, além da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV/RN), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do SINDILOJAS, da ACIM, do SEBRAE, da Câmara de Vereadores de Mossoró e do Convention Bureau que articulou o evento, entre outras entidades e empresários.
O Convention Bureau, articuladora da reunião, esteve representada pelo presidente Rutilo Coelho, a Vice-presidente Andréa Rosado, o conselheiro Fiscal Genildo Epifânio e o Secretario Executivo da entidade, Oberi Penha.