Primeira fase do ENEM, começa hoje(17) com cerca de 5,8 milhões de pessoas inscritas em todo Brasil

Acontece neste domingo, 17, a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), onde cerca de 5,8 milhões de pessoas devem ir aos locais de prova, em todo o Brasil. O segundo dia de provas ocorrerá em 24 de janeiro. Neste ano, a novidade é o Enem Digital, que será feito por 96.086 pessoas, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O total de inscritos confirmados representa um aumento de 13,5% em relação ao quantitativo do ano passado, ainda que o número de pré-inscrições efetuadas tenha sido inferior ao de 2019. Quase 95% dos pré-inscritos tiveram a inscrição confirmada em 2020, também um crescimento em relação à dinâmica de inscrições nos anos anteriores – em 2019, por exemplo, apenas 80% dos inscritos totais tiveram a inscrição confirmada neste período.
No Rio Grande do Norte, foram mais de 129 mil inscrições de candidatos que devem fazer o Enem na versão impressa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou dados sobre o número de inscritos em Mossoró, limitando-se apenas à informação de que a capital do oeste potiguar terá 20 locais de aplicação das provas.
As provas do Enem acontecem, normalmente, no mês de novembro, mas devido à pandemia do novo coronavírus, elas foram adiadas para este mês de janeiro. Mesmo diante do agravamento dos casos de covid-19 em muitos estados do país, o Inep garantiu que vai assegurar as condições necessárias de segurança sanitária para os estudantes inscritos.
Para garantir a segurança dos candidatos, foi divulgada uma série de medidas que devem ser tomadas neste domingo e no próximo. As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes.
Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.
Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante. O candidato terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Mesmo com as exigências dos protocolos sanitários, muitos estudantes solicitaram um novo adiamento das provas. No Rio Grande do Norte, o Secretário de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques Ferreira, se pronunciou informando que não iria interferir na decisão da data para a realização das provas. Segundo ele, confia na garantia que o Inep deu de segurança para os candidatos.
“Embora a pasta enxergue que o risco da pandemia não esteja apenas concentrado no local de prova, mas inicie desde o deslocamento dos alunos, o Inep assegurou que garantiria a segurança sanitária para os estudantes. Confiamos nisso”, afirmou.

 
Portões dos locais de prova fecham às 13h

 O Enem 2020 será realizado, pela primeira vez, em dois formatos: o Enem Impresso e o Enem Digital. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a possibilidade de 100 mil estudantes realizarem a prova em um computador. Será um teste, pois a intenção é que o Enem não tenha mais a versão impressa em alguns anos.
Quem se inscreveu na versão impressa deve comparecer aos locais de prova neste domingo, 17, e no dia 24 de janeiro. Os inscritos na versão digital farão as provas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. O horário das provas é o mesmo, em todo o país, baseado no fuso horário de Brasília. Dessa forma, pessoas que moram em locais com fuso horário diferente devem ajustar os relógios.
O participante deve ingressar no local de prova entre 11h30 e 12h59. O portão fecha às 13h e o edital não permite que nenhum candidato entre nos locais de prova após este horário. Todos os participantes devem se dirigir para as suas salas de aplicação designadas no Cartão de Confirmação do Enem. A prova será iniciada às 13h30.
Neste primeiro dia de prova, o participante precisará fazer uma redação e terá 5 horas e 30 minutos para realizar toda a prova. Ou seja, o término da aplicação é às 19 horas. São aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Para o segundo dia, são disponibilizadas 5 horas para solucionar todas as questões e entregar o gabarito preenchido. O encerramento da aplicação será às 18h30. No próximo domingo, 24, os candidatos farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Cosern montou operação especial para garantir energia durante o Enem

Neste domingo, 17, e no dia 24 de janeiro, cerca de 129 mil estudantes potiguares realizarão a prova impressa do Enem. Com o objetivo de assegurar e reforçar o fornecimento de energia elétrica nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Cosern, empresa da Neoenergia, vem trabalhando preventivamente nos últimos meses com inspeções e manutenções nos circuitos elétricos que atendem as 40 cidades potiguares que terão aplicações das provas.
No total, foram inspecionados cerca de 750 quilômetros da rede de distribuição de energia elétrica nas cidades onde o Enem será aplicado.
“Montamos um esquema especial para atuar, emergencialmente, em caso de uma eventual interrupção no fornecimento”, explica Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern. “A distribuidora se planejou de modo a garantir, caso necessário, o restabelecimento da energia no mais curto espaço de tempo possível”, complementa.
Em cada dia de aplicação do exame, será mobilizado um contingente de aproximadamente 150 profissionais, incluindo equipes de prontidão e do Centro de Operações, em Natal. Com isso, a concessionária reforça a confiabilidade do sistema elétrico e previne eventuais transtornos no fornecimento de energia durante o dia de provas.

Nos dias do Enem, serão evitados desligamentos programados nos locais que possam impactar a aplicação das provas. Os serviços de atendimento via Call Center (116) estarão com escala especial e haverá, ainda, acompanhamento remoto dos locais de prova.

Por Amina Costa – Repórter do JORNAL DE FATO

No Rio Grande do Norte são mais de 129 mil candidatos que devem fazer o Enem na versão impressa neste domingo. No Brasil, são cerca de 6 milhões de candidatos. O participante deve ingressar no local de prova entre 11h30 e 12h59. Portão fecha às 13h

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *