Seringas são descartadas de forma irregular em dois locais da Zona Sul de Natal
Seringas, agulhas e alguns frascos de medicamentos foram encontrados descartados na manhã desta quarta-feira (27) em dois locais da Zona Sul de Natal de forma irregular.
Um dos descartes foi feito no bairro de Lagoa Nova, próximo à avenida São José, uma das mais movimentadas da região. As seringas foram jogadas em uma calçada que praticamente virou um lixão a céu aberto.
Os profissionais da Urbana, responsáveis pela limpeza da cidade, não recolhem esse tipo de material hospitalar. Por isso, foi necessário acionar uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Nossos profissionais, tanto os da Urbana quanto das empresas terceirizadas, não tem qualificação e nem equipamento adequado pra fazer essa coleta. O procedimento que a Urbana adota é comunicar a secretaria de saúde e essa secretaria tem profissionais equipados pra isso e fazem o recolhimento”, explicou Paulo Pessoa, responsável da Urbana pela limpeza na Zona Sul.
Seringas descartadas na calçada em bairro da Zona Sul de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Segundo Paulo, o lixão a céu aberto nesse trecho é um problema recorrente e que já dura alguns anos.
“O problema dessa região é que a população contrata carroceiros para recolher o seu entulho e a sua poda e eles elegeram esse local já há muitos anos pra fazer esse descarte irregular. Então, a gente tem tido um trabalho muito árduo de fazer a limpeza e no dia seguinte ou até mesmo no mesmo dia o pessoal voltar a sujar novamente”.
A reportagem da Inter TV Cabugi flagrou, inclusive, durante esta manhã, a colocada de entulho e lixo no trecho.
Paulo Pessoa explica qual o tipo de descarte ideal para esse tipo de material hospitalar. “O descarte adequado por parte do usuário que faz uso de insulina e até mesmo das clínicas é acondicionar esse material de forma adequada e procurar os órgãos de saúde para devolver, no caso do usuário, e as clínicas fazer a coleta com empresas especializadas pra esse tipo de material”.
Lixo sendo colocado em trecho de rua no bairro Lagoa Nova — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
O outro descarte irregular de seringas foi registrado nesta manhã no Ecoponto, em Ponta Negra, local em que são deixados materiais para reciclagem. O ambiente também não é o adequado para receber material hospitalar.
Segundo os trabalhadores do local, foram deixados seringas, agulhas e também frascos de medicamentos para animais, o que faz eles acreditarem se tratar de um descarte de alguma clínica veterinária.
Quem trabalha com o recolhimento do lixo reclama do risco que esse tipo de descarte irregular oferece.
“Já pensou uma pessoa pegar essa caixa, se ferir com uma seringa dessa e se contaminar. Como é que a gente fica? É complicado. Não é pra acontecer isso, o pessoal vir e deixar esse material aqui, mas infelizmente já aconteceu agora em dezembro, recente, e hoje novamente. Chegamos no Ecoponto e estavam essas seringas”, falou Francisco das Chagas, que é gari no Ecoponto.